Iphan-AC promoverá curso de extensão 'Arqueologia: conhecendo os Geoglifos'

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan-AC) irá promover, em conjunto com o Governo do Estado do Acre e a Universidade Federal do Acre (UFAC), o curso de extensão “Arqueologia: conhecendo os Geoglifos do Acre”. O curso será realizado entre os dias 23 e 27 de outubro, das 18h às 21h, e será ministrado pelos professores e doutores em arqueologia, Agustín Díez Castillo (Universidade de Valência-ESP) e Ivandra Rampanelli (Universidade Federal do Acre) e pela arqueóloga do Iphan-AC, mestre Cristiane Martins. A inscrição poderá ser efetivada no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), localizado próximo ao Anfiteatro Garibaldi Brasil, no campus da universidade.

A importância da Educação Patrimonial neste processo de valorização do patrimônio do estado foi exaltada por Ivandra Rampanelli. Para a pesquisadora, os Geoglifos são de grande interesse tanto de pesquisadores quanto para o público em Geral. “Nos últimos anos muitas descobertas foram feitas através das pesquisas cientificas, e essas novas informações serão repassadas aos participantes, além de instruir os alunos a preservar e conservar o Patrimônio Arqueológico”, ressaltou.

De acordo com o superintendente do Iphan/AC, Jorge Mardini Sobrinho, o curso terá aulas teóricas e aulas práticas em campo. “Em campo poderemos aplicar as técnicas de trabalho que foram repassadas em sala de aula. E como resultado dessas aulas será cadastrado um novo Geoglifo junto ao Iphan”, informou.

O curso de extensão terá o seguinte conteúdo programático: O Patrimônio Arqueológico do Estado do Acre; Os sítios arqueológicos do Estado do Acre; Os Geogligos do Acre; Práticas arqueológicas; Identificação e Registro de sítio arqueológico no IPHAN; A Preservação dos sítios arqueológicos.

“Ao fim do curso os alunos terão adquirido conhecimento sobre os sítios arqueológicos e a importância de preservá-los. Além disso, terão realizado pesquisas em campo, cadastrado Geoglifos junto a base de dados do IPHAN, formado um grupo de pesquisa sobre os Geoglifos, e ainda irão contribuir com a atualização das informações sobre os Geoglifos da Amazônia Ocidental ”, concluiu Rampanelli.

 

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
Fernanda Pereira – fernanda.pereira@iphan.gov
Felipe Hid - felipe.hid@iphan.gov.br
Michel Toronaga – michel.toronaga@iphan.gov.br
(61) 2024-5513 - 2024-5531
(61) 99381-7543
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr
Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin