Exposição sobre Arte do Muquém, em Maceió (AL)

Voltar
  • Casa do Patrimônio de Maceió | Maceió - AL

    21/06/2017 até 02/07/2017 - 09h00 às 17h00

    Endereço:

    Inscrição: Entrada Franca

    O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional recebe uma exposição com mais de 100 peças feitas de barro provenientes da comunidade quilombola Muquém, situada no município de União dos Palmares. A mostra organizada por alunos do mestrado em Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas da Universidade Tiradentes (Unit), com o apoio da Superintendência do Iphan em Alagoas, será inaugurada no dia 6 de junho, às 18h, na Casa do Patrimônio de Maceió, estando aberta à visitação até 2 de julho.

    Compõe o projeto um documentário etnográfico produzido pelos alunos, que conta a história da comunidade, dos artesãos e da arte produzida, tudo pelo ponto de vista do povo do Muquém. “Este filme é emocionante por trazer trechos e depoimentos dos artesãos na linguagem típica da região, portanto valoriza a cultura quilombola e permite que as pessoas conheçam a cultura e a força do nordestino em cada detalhe”, explicou o estudante Alexandre Vasconcelos, concluinte do mestrado.

    Fomentar o exercício da cidadania para preservação e difusão do patrimônio cultural alagoano 

    Os mestres artesãos por tradição do modo de fazer, preservam a mesma técnica do passado, com o barro esculpido a mão e cozido em fornos artesanais. Entre as peças que compõe a exposição estão vasos, potes, travessas, luminárias, cabeças de barro e objetos decorativos. A comunidade Muquém, localizada na zona da mata alagoana, abriga hoje 140 famílias quilombolas. No local, os artesãos revendem as peças no Galpão de Artesanato União dos Palmares ou nas próprias residências.

     

    Serviço:
    Exposição Arte do Muquém reúne peças artesanais da comunidade quilombola

    Data: 6 de junho a 2 de julho, das 9h às 17h
    Local:  Rua Sá e Albuquerque 157, Casa do Patrimônio de Maceió | Maceió - AL
    Telefone: (82) 3221-6073

    Entrada Franca