Exposição cerâmica de São Gonçalo Beira Rio, no Rio de Janeiro

Voltar
  • Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP) | - RJ

    19/07/2017 até 30/07/2017 - 10h00 às 18h00

    Endereço:

    Exposição Cerâmica de São Gonçalo Beira RioO Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP) com o apoio do Ministério da Cultura (Minc) e do Instituto Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) inaugura no próximo dia 22 de junho, às 17 horas, na Sala do Artista Popular (SAP) do Museu de Folclore Edison Carneiro, a exposição Cerâmica de São Gonçalo Beira Rio. A mostra vai até 30 de julho e traz uma variedade de peças produzidas por artesãs e artesãos de São Gonçalo Beira Rio, bairro de Cuiabá (MT). Além de conhecer mais sobre o modo de vida e forma de produção desses ceramistas, será possível adquirir as peças, que estarão à venda. 


    No dia da inauguração serão também lançados dois livros do professor Vicente Salles, cujas pesquisas são de grande contribuição para os estudos das culturas populares: O negro na formação da sociedade paraense, 2015, 2ª edição; e Lundu: canto e dança de negros no Pará, 2016, edição póstuma, coordenada por Jonas Arraes. Ambos foram editados pela Editora Paka-Tatu, de Belém. Falecido em 2013, o autor será representado pela viúva, Marena Isdebski Salles.
     

     

    Cerâmica de São Gonçalo Beira Rio
    Dos objetos apenas decorativos aos utilitários, a produção de São Gonçalo guarda uma singularidade expressa nos formatos, nas imagens desenhadas no acabamento com tauá (pigmento mineral), nos materiais utilizados, sempre entrelaçados com o contexto cultural e ambiental. Destacam-se as travessas-peixe e as travessas-folha, os casais dançando rasqueado, as canoas, as galinhas d’angola. 

    Serviço:
    Exposição “Cerâmica de São Gonçalo Beira Rio"

    Data: 22 de junho à 30 de julho - Terça-feira a sexta-feira, das 10h às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 15h às 18h 
    Local: Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP) - Rua do Catete, 179 – Catete – Rio de Janeiro – (RJ)