Seminário em Maceió discute pesquisa histórica sobre o fortim Ilha do Guedes

Voltar
  • Casa do Patrimônio de Maceió | - AL

    21/02/2018 - 09h00 às 17h00

    Endereço: Rua Sá e Albuquerque 157

    Telefone: (82) 3221-6073

    Inscrição: Entrada Franca

    Na ocasião, o historiador Benjamin Teensma apresentará registros inéditos sobre a conquista de Porto Calvo em 1937, recentemente descobertos nos arquivos da Holanda

    O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN/AL promove o Seminário Discutindo o Forte Bass: história, arqueologia e restauração, que acontece no dia 21 de fevereiro, no auditório da Casa do Patrimônio de Maceió. O encontro tem como objetivo apresentar para comunidade a trajetória da pesquisa histórica, escavação arqueológica e restauração do fortim da Ilha do Guedes, em Porto Calvo. Serão disponibilizadas 40 vagas para o público, que pode solicitar pelo e-mail: iphan-al@iphan.gov.br. Todos os participantes receberão certificado com carga horária de 8h.

    O evento conta com a participação dos pesquisadores Marcos Albuquerque, coordenador do laboratório de Arqueologia da UFPE; Levy Pereira, pesquisador especialista em cartografia; Benjamin Teensma, historiador da Universidade de Leiden; Flávio Calippo, diretor do Centro Nacional de Arqueologia do IPHAN; e Adler Fonseca, historiador do IPHAN/RJ.

    No contexto desse seminário, também será debatido o tema da ocupação holandesa durante o século 17, no norte de Alagoas. Além disso, o historiador Teensma irá apresentar novos documentos históricos sobre o cerco e a conquista de Porto Calvo, recentemente descobertos nos arquivos da Holanda.

    O pequeno forte foi identificado durante a execução do projeto de pesquisa sobre a ocupação holandesa na bacia do rio Manguaba. A pesquisa arqueológica revelou que o fortim encontrado é o mais íntegro do período holandês no Brasil.

     

    Serviço: 
    Seminário Discutindo o Forte Bass: história, arqueologia e restauração

    Data: 21 de fevereiro de 2017
    Horário: 9h
    Local: Casa do Patrimônio de Maceió

    Mais informações para a imprensa
    Assessoria de Comunicação IphanAL

    comunicacao@iphan.gov.br
    Raphael von Sohsten – raphael.lima@iphan.gov.br
    (82) 3221-6073- 3221-3383
    (82) 99954-4394
    www.iphan.gov.br
    www.facebook.com/IphanGovBr