16ª Semana de Museus, no Sítio Roberto Burle Marx

Voltar
  • Sítio Roberto Burle Marx | Rio de Janeiro - RJ

    18/05/2018 até 19/05/2018 - 09h00 às 13h00

    Endereço: Estrada Roberto Burle Marx, 2019 – Barra de Guaratiba

    16ª Semana de MuseusDe 12 a 19 de maio, o Sítio Roberto Burle Marx, unidade especial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), promoverá uma série de atividades durante a 16ª Semana de Museus, com apoio do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). O evento contará com uma programação especial com ações gratuitas para crianças e adultos, como a 1ª Jornadinha de Pintura, visitas guiadas e recital de piano.

    A programação será aberta com a 1ª Jornadinha de Pintura, no dia 12 de maio. Nos dias 16 e 17, essa atividade será voltada para estudantes de duas escolas municipais da região. No Dia Internacional dos Museus, 18 de maio, as visitas guiadas terão entrada gratuita. No dia 19, a pianista Maria Helena de Andrade encerra a semana com um recital. Para todos os eventos, é necessário fazer inscrição por e-mail.

    Jornadinha de Pintura
    A 1ª Jornadinha de Pintura visa difundir o legado cultural de Roberto Burle Marx, incentivar a arte da pintura e promover a aproximação das crianças com a natureza e o meio ambiente. O projeto é uma versão infantil da Jornada de Pintura, realizada desde 2013 pelo SRBM como parte da programação da Primavera de Museus, promovida pelo Ibram, em setembro.

    Serão oferecidas 50 vagas para crianças de 6 a 12 anos. A atividade terá início com uma visita guiada pelo SRBM até o atelier de Burle Marx. Em seguida, os jovens artistas poderão se espalhar e ficar à vontade para pintar e desenhar as belas paisagens do local. No dia, será disponibilizado um kit básico contendo tintas guache, pincel e folha de papel em tamanho A3, mas quem quiser poderá levar seu próprio material. Para se inscrever, é preciso acessar a página do SRBM no Facebook, ler o regulamento, baixar e preencher o formulário e enviá-lo para o e-mail jornadadepinturasrbm@gmail.com, ou entregá-lo na administração do SRBM. A ficha de inscrição também poderá ser solicitada por e-mail.

    Visitas guiadas no Dia Internacional dos Museus
    A entrada será gratuita para as visitas de 9h30 e 13h30. O agendamento pode ser feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, pelo telefone 2410-1412 ou pelo e-mail visitas.srbm@iphan.gov.br, até a lotação máxima.

    Recital com a pianista Maria Helena de Andrade
    Para encerrar a semana em grande estilo, a pianista Maria Helena de Andrade apresenta-se no dia 19 de maio, das 9h às 13h, tendo no repertório, entre outros: J.S. BACH - Prelúdio para órgão (transcrição para piano de A. Siloti); W.A. MOZART - Sonata k 282: Adagio; homenagem aos 90 anos de Edino Krieger, com Nina (Valsa) e Choro Manhoso; e Zequinha de Abreu - Pintinhos no terreiro (chorinho) e Tico-tico no fubá (choro sapeca).

    Helena de Andrade
    Mestra em Música pela UFRJ, ela já se apresentou nas mais renomadas salas de concerto do país e do exterior. A apresentação faz parte do Projeto Música no Sítio, realizado com apoio da Sociedade dos Amigos de Roberto Burle Marx.

    Serviço
    16ª Semana de Museus
    Local: Sítio Roberto Burle Marx
    Endereço: Estrada Roberto Burle Marx, 2019 – Barra de Guaratiba – Rio de Janeiro (RJ)
    Data: de 12/05 a 19/05
    Horários: de 09h às 13h