Conhecimentos tradicionais e patrimônio cultural: políticas de salvaguarda e garantia de direitos

Voltar
  • Hangar Centro de Convenções da Amazônia | Belém - PA

    10/08/2018 - 16h30 às 18h30

    Endereço: Auditório Marajó A

    CarimbóEm Belém, nesta sexta-feira, dia 10 de agosto, às 16h30, a Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico no Pará (Iphan-PA) realizará a sessão Conhecimentos tradicionais e patrimônio cultural: políticas de salvaguarda e garantia de direitos, com participação de mestres e mestras de carimbó, artesãos de miriti e as artesãs de cuias do Baixo amazonas. A sessão ocorre dentro da I Feira Mundial da Sociobiodiversidade, evento que engloba o XVI Congresso da Sociedade Internacional de Etnobiologia e o XII Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia, organizado pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e o Museu Paraense Emílio Goeldi, em colaboração com a Sociedade Internacional de Etnobiologia (ISE) e a Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia (SBEE). 

    O evento tem como tema central Belém +30. Os direitos dos povos indígenas e populações tradicionais e a conservação da biodiversidade três décadas após a Declaração de Belém. O objetivo deste congresso é refletir sobre a Declaração de Belém e o campo da Etnobiologia ao longo dos últimos trinta anos, focando nos avanços e desafios científicos, éticos, jurídicos e políticos relacionados aos povos indígenas e populações tradicionais e o uso sustentável da biodiversidade.

    Durante todo o evento, o público vai participar de palestras, sessões acadêmicas, mesas de trabalho, sessão de pôsteres, minicursos e uma extensa programação artístico-cultural com apresentações de carimbó, lundu, marujada, guitarrada, capoeira, tambor de crioula, cordão de pássaros, bois, entre várias outras manifestações. O objetivo é proporcionar o intercâmbio e o fortalecimento da identidade cultural, a partir da diversidade dos grupos étnicos de várias partes do planeta e que estarão presentes no Belém+30.  

    Serviço
    Conhecimentos tradicionais e patrimônio cultural: políticas de salvaguarda e garantia de direitos

    Data: 10 de agosto, das 16h30 às 18h30
    Local: Hangar Centro de Convenções da Amazônia, Auditório Marajó A - Belém (PA)