Tiradentes (MG) recebe exposição Ameríndios do Brasil

Voltar
  • Galeria do Escritório Técnico do Iphan em Tiradentes | Tiradentes - MG

    18/04/2019 até 19/04/2019 - 19h00

    Endereço: Rua da Câmara, 124, Centro – Iphan – Tiradentes (MG)

    Exposição Ameríndios do Brasil

    O imenso mosaico sociocultural do país estará presente na exposição Ameríndios do Brasil durante o 9º Festival Fotográfico de Tiradentes, em um recorte do acervo fotográfico das mais de 40 etnias já retratadas pelo documentarista e fotógrafo Renato Soares. Realizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pelo Festival, a mostra aborda o reconhecimento e a valorização do brasileiro como um povo miscigenado que traz, não apenas no sangue, mas na raiz de sua civilização, grandes porções dessas culturas ancestrais.

    O projeto Ameríndios do Brasil é o registro fotográfico das várias nações indígenas e sua persistência diante da civilização conquistadora. Trata-se do resgate, através da imagem, da beleza e da riqueza cultural daqueles que são a raiz dos rituais que atravessaram o tempo e das histórias que falam de povo brasileiro e nos transportam a um mundo tão perto quanto distante. É um trabalho ambicioso, que consiste na documentação sistemática da rica diversidade étnica brasileira neste início de século XXI. “Já são mais de 25 anos de mergulho no universo indígena e serão necessários pelo menos mais dez, quem sabe 20 anos, para esquadrinhar e revelar a diversidade étnica dos povos originários do Brasil. Quero mostrar rostos, valorizar culturas, respeitar identidades, dar visibilidade. Quem não é visto corre o risco de ser esquecido!”, afirma o fotógrafo e idealizador do projeto.

    Sobre o Festival

    Do seu início até hoje, o Festival de Fotografia de Tiradentes impressiona pelos números: já reuniu trabalhos de 666 fotógrafos em 65 exposições, além de lançar 92 livros de fotógrafos e realizar 87 palestras e 107 cursos e workshops. Todo este esforço demonstra a importância do festival para o debate e a democratização da fotografia autoral brasileira. Os resultados já podem ser sentidos nesta edição, que recebeu inscrições de mais de 500 autores para duas convocatórias abertas ao público, com fotografias de todos os lados do Brasil.

     

     

    Serviço
    Exposição Ameríndios do Brasil – Fotografias de Renato Soares
    Data: 27 de março a 19 de abril de 2019
    De segunda a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h
    Local: Galeria do Escritório Técnico do Iphan em Tiradentes.