Exposição Frei Confaloni, Via-Sacra, na cidade de Goiás (GO)

Voltar
  • Futura sede do Instituto Biapó | Cidade de Goiás - GO

    10/05/2019 até 31/07/2019 - 08h00 às 17h00

    Endereço: Rua Dom Cândido Penso, em frente à Casa Cora Coralina

    A histórica cidade de Goiás (GO) sedia a exposição Via-Sacra, composta por 14 criações de Frei Nazareno Confaloni, expoente do modernismo goiano, um dos maiores artistas plásticos com atuação no Estado de Goiás.  Promovida pelo Instituto Biapó, com o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Província Frei Bartolomeu de Las Casas, Restaurante Flor de Ipê e Museu Casa de Cora Coralina, a exposição retrata os passos finais de Jesus Cristo entre o pretório de Pôncio Pilatos e o Santo Sepulcro, devoção singular de grande importância entre os cristãos. A mostra é a única Via-Sacra do artista e está instalada na futura sede do Instituto Biapó, na cidade de Goiás, até o dia 31 de julho de 2019.

    O conjunto das obras expostas de Frei Confaloni foram pintadas em 1965, na Itália, e cedidas pelo padre César Garcia. Tratam-se de pinturas com a técnica tinta óleo, e que são exibidas no livro Frei Confaloni, Via-Sacra, do produtor cultural Px Silveira, lançado na cidade de Goiás, no último dia 4 de maio de 2019. O livro dá nome a exposição, e exibe ao vivo as obras nele contidas.

    Na mostra, os visitantes vão encontrar desenhos originais de Frei Confaloni que serviram de estudo para as suas obras. As imagens são de uma coleção pertencente ao acervo do professor, pesquisador e artista Amaury Menezes.

    O Instituto Biapó nasce com o propósito de valorizar o Patrimônio Cultural, com sede na cidade de Goiás, abre suas portas para exposições temporárias. Além de fornecer informações aos turistas, o Instituto vai atuar junto à comunidade local, promovendo a sensibilização e o aprimoramento das questões do patrimônio cultural goiano. 

     

    Serviço

    Exposição Frei Confaloni, Via-Sacra, na cidade de Goiás (GO)

    Data: até o dia 31 de julho de 2019

    Entrada: Gratuita

    Local: Futura sede do Instituto Biapó

    Rua Dom Cândido Penso, em frente à Casa Cora Coralina, cidade de Goiás.