Tiradentes e Belo Horizonte (MG) recebem a exposição “Menus da Belle Époque”

Voltar
  • Tiradentes | Belo Horizonte - MG

    01/06/2019 até 11/08/2019 - 10h00 às 20h00

    Endereço: Galeria do Sobrado Ramalho Rua da Câmara, 124 – Centro - Tiradentes / Sede da superintendência do Iphan-MG. Rua Januária, 130 - Floresta | Belo Horizonte

    Inscrição: Gratuita

    As cidades mineiras de Tiradentes e Belo Horizonte recebem a exposição histórica Menus da Belle Époque. Promovida pelo Governo de Minas Gerais com o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a mostra é composta de cardápios de restaurantes e jantares do século XIX colecionados por D. Pedro II e, posteriormente por André Boccato.

    Além de sua riqueza de detalhes e beleza gráfica, os cardápios impressionam por serem documentos que revelam costumes, gostos, padrões estéticos, entre outros aspectos, além das origens da gastronomia brasileira. A mostra é baseada na pesquisa que André Boccato realizou por nove anos, o que resultou em sua própria coleção de menus parisienses da Belle Époque, e no livro “Os Banquetes do Imperador”, uma alusão a D. Pedro II, também um grande colecionador de cardápios.

    Os menus expostos são testemunhos históricos do nascimento da cultura gastronômica brasileira e incluem banquetes de Estado, inaugurações de estradas de ferro e eventos sociais no Rio de Janeiro, em São Paulo e em outros estados. Estes menus representam um retrato fiel da gastronomia no século XIX.

     

    Sobre André Boccato:

    Fotógrafo, jornalista, chefe de cozinha experimental e editor de livros de gastronomia, iniciou sua carreira em jornais alternativos da década de 70, até abrir sua primeira editora em 1980, especializada em poesia e arte. É também colecionador de menus franceses do período da Belle Époque, tendo feito exposições e publicações sobre o tema. Coautor do livro Os Banquetes do Imperador. Atualmente André Boccato coordena o Observatório da Gastronomia da Prefeitura de São Paulo.

     

    Serviço:
    A exposição em Tiradentes (MG) acontece do dia 1 a 30 de junho na  Galeria do Sobrado Ramalho
    (Rua da Câmara, 124 – Centro | Tiradentes/MG).

    De terça a quinta-feira e aos domingos: das 10h às 12h e das 13h às 18h
    Sextas e sábados: das 10h às 12h e das 13h às 20h

    E em Belo Horizonte (MG) do 11 de julho a 11 de agosto na sede da superintendência do Iphan-MG. 
    (Rua Januária, 130 - Floresta | Belo Horizonte/MG)