Escola de Ofícios Tradicionais de Mariana (MG): Inscrições abertas

Voltar
  • Sec. de Cultura, Turismo e Patrimônio de Mariana | - MG

    29/05/2019 até 05/08/2019 - 00h00 às 23h59

    Endereço: Rua Direita, nº 93 - Centro

    Site: www.escoladeoficios.org.br

    A Escola de Ofícios Tradicionais de Mariana (MG) busca a preservação do patrimônio material e imaterial através da capacitação em técnicas construtivas tradicionais, de maneira a suprir a lacuna de demanda de trabalho na área de construção civil na cidade de Mariana e região.

    Os cursos têm duração de um semestre e são divididos em cinco áreas de qualificação específicas: Alvenarias (taipa, adobe e pau a pique), Carpintaria, Ferragem (forja artística e ferragem), Cantaria (pedra) e Pinturas especiais (cal, óleo, estêncil e pátinas), cada um com 20 vagas e todos gratuitos e abertos à população local.

    Além das aulas teóricas e práticas ligadas aos ofícios, os alunos recebem aulas complementares de empreendedorismo, história e patrimônio cultural, comunicação e expressão, além da realização de trabalhos de campo.

    O projeto foi desenvolvido pelo Instituto Pedra através do patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES e do apoio da Prefeitura de Mariana e Arquidiocese de Mariana, proprietária dos imóveis que abrigam a escola.

     

    OS CURSOS

    • Alvenaria

    O curso apresenta as técnicas construtivas, conceitos básicos de conservação e restauração dos elementos arquitetônicos feitos com terra, as práticas de produção de tijolos de adobe e elevação de paredes de taipa de pilão e pau a pique, visando a conservação de imóveis de valor histórico e ao mesmo tempo possibilitar o uso deste conhecimento para construção de elementos arquitetônicos contemporâneos.

    • Carpintaria

    O curso apresenta as técnicas de conservação e restauração de elementos em madeira, além da elaboração de diagnósticos e tratamentos para as principais patologias.
    Nas aulas são apresentadas os tipos de madeira e as variadas possibilidades de utilização na arquitetura em estruturas, telhados, pisos, escadas e sacadas, esquadrias, forros, entre outros.

    • Ferragem

    O curso apresenta os tipos de fundição, o ofício tradicional de ferreiro e sua aplicação na conservação e restauração de edifícios históricos, desenhos e sambladuras.

    • Cantaria

    O curso apresenta o ofício da cantaria, as técnicas em blocos de rocha, sua aplicação na conservação e restauro, bem como a utilização de ferramentas, morfologia, mecanismos de degradação, métodos de avaliação e construção de objetos decorativos.

    • Pinturas especiais

    O curso apresenta a tradição no uso de pigmentos naturais e suas cores e tipologias, os diversos materiais e técnicas, o uso da cal, mistura de cores, caiação e pintura, preparação de cores, argamassa pigmentada em aulas práticas.

     

     

    Serviço:
    Inscrições
    pelo site da Escola de Ofícios Tradicionais de Mariana ou
    na Secretatia de Cultura, Turismo e Patrimônio de Mariana
    Início das aulas: 06 de agosto de 2019, terça e quinta -feira, das 18h30 às 22h20. 
    Duração: 1 semestre.