Exposição sobre Romaria de Carros de Boi na Festa do Divino Pai Eterno de Trindade (GO)

Voltar
  • Cineteatro Afipe | Trindade - GO

    28/06/2019 até 31/07/2019 - 10h30 às 17h00

    Endereço: Rua Dr. Irany Ferreira 26 / Praça da Matriz

    Inscrição: Gratuita

    Um meio de transporte secular resiste aos avanços do tempo e mantém viva uma tradição no Estado de Goiás. A Romaria de Carros de Boi, reconhecida como Patrimônio Cultural do Brasil em 2016, ganha uma exposição que será lançada durante a Festa em Louvor ao Divino Pai Eterno, em Trindade (GO), uma das maiores celebrações religiosas do país.  

    A iniciativa do Departamento de Patrimônio Imaterial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan-DPI), por meio da Superintendência de  Goiás (Iphan-GO), é uma das ações do Plano de Salvaguarda que visa o apoio, fomento e divulgação do bem cultural relacionado às antigas práticas cotidianas da vida rural. A presidente do Iphan, Kátia Bogéa, destaca a amplitude da política do Patrimônio Cultural que tem como importante frente de atuação o plano de salvaguarda. “É responsabilidade do Iphan a ampla promoção e divulgação do bem cultural registrado. A exposição, além de divulgar a importância patrimonial da celebração, também valoriza seus praticantes e revela para a sociedade em geral as riquezas culturais do nosso país”. 

    O Padre Benedito Moreira da Silva é um dos carreiros da Festa do Divino Pai Eterno de Trindade e há 45 anos participa da celebração. Ele lembra que desde os cinco anos de idade acompanhava o pai na Romaria e conta que, todo ano, a família leva três carros de boi, um dele, outro do irmão, e o terceiro do pai, que atualmente segue de carroça, mas aposenta o carro de boi, pois faz questão que sejam o veículo dos netos. 

    A festa reúne milhões de fiéis todo ano. Só de Damolândia (GO), cidade natal do Padre Benedito, que fica a 75 quilômetros de Trindade, participam cerca de duas mil pessoas com 80 carros de boi. “Nós dizemos que em Damolândia são dois calendários, um antes e depois da Romaria. Antigamente era o carro que levava o Romeiro, e hoje em dia mudou, são os Romeiros que fazem questão de levar o carro. Ter uma exposição sobre esse nosso cotidiano é muito importante ”, afirma. 

    A mostra, que estará aberta do dia 28 de junho até o dia 31 de julho, apresenta a Romaria de Carros de Boi no contexto da Política de Preservação do Patrimônio Cultural, contemplando ainda outros bens registrados pelo Iphan no Estado de Goiás, como a Festa do Divino Espírito Santo de Pirenópolis e o Modo de Fazer Boneca Karajá. Também estarão retratadas outras celebrações no Brasil, como a Festa do Senhor do Bonfim, na Bahia; as Festas do Divino Espírito Santo de Paraty (RJ) e de Sant´Anna de Caicó (RN). A exposição conta com a parceria da Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe), da Prefeitura Municipal de Trindade e do Governo do Estado de Goiás. 

    A igreja Matriz de Trindade, que todo ano recebe os romeiros e o tradicional desfile dos Carreiros, também é Patrimônio Cultural Brasileiro, tombada pelo Iphan em 2013. Assim, segundo a superintendente do Iphan-GO, Salma Saddi a cidade de Trindade agrega dois sentidos importantes do Patrimônio Cultural. “O nosso esforço foi reconhecer Trindade tanto no aspecto material quanto imaterial, associados à devoção ao Divino Pai Eterno, mantendo viva a fé, a tradição das práticas e celebrações religiosas”. Ela explica que o aspecto do imaterial está representado pela tradição dos romeiros e o material está presente já que a construção do templo tem relação direta com a Romaria. 

     

     

     

     

    Serviço:
    Exposição Romaria Carros de Boi 
    Inauguração: 
    às 10h30 do dia 28 de junho
    Período: De 28 de junho a 31 de julho  de 2019
    Local: Cineteatro Afipe 
    Endereço: Rua Dr. Irany Ferreira, 26, Centro (Praça da Matriz), Trindade (GO).