Restauração do prédio que abriga a história de Alagoas é concluída

Instituto Histórico e Geográfico de AlagoasO estado de Alagoas apresenta uma riquíssima diversidade cultural. A história de seu artesanato, da arte, da culinária, da literatura e do folclore são originados de uma mistura formada principalmente pelos costumes dos povos indígenas, portugueses e holandeses durante o Brasil Colonial. O mais importante acervo relativo à história sociocultural do estado tem agora uma casa totalmente restaurada. A segunda etapa da obra do Conjunto do Prédio do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (IHGAL) foi entregue hoje, em Maceió e contou presença da presidente do Iphan, Kátia Bogéa; do diretor do Departamento de Projetos Especiais do Iphan, Robson de Almeida, do superintendente do Iphan em Alagoas, Mario Aloisio Barreto, entre outras autoridades locais.

Realizada com recursos próprios do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e com apoio do Governo do Estado de Alagoas, a restauração teve um investimento de R$ 830 mil. 

O IHGAL, fundado em 1869 e inicialmente conhecido como Instituto Arqueológico e Geográfico Alagoano, foi o segundo instituto histórico a surgir no Brasil. Dedicado ao estudo e a pesquisa nos campos da história, da geografia e das ciências sociais, abriga o mais representativo acervo iconográfico e documental do estado, além de peças arqueológicas e etnográficas, obras de arte e a Coleção Etnográfica Perseverança e Auxílio, composta por objetos provenientes de terreiros de Maceió.

A obra comtemplou melhorias na acessibilidade, além de adequar os espaços físicos dos edifícios para ampliação do edificio, possibilitando um melhor usufruto pela comunidade dos equipamentos e atividades oferecidas. Em 2013, visando também essa ampliação, o Iphan entregou a primeira etapa de restauração do Conjunto de Prédios do IHGAL, com a Casa Perseverança e Auxílio. A obra também foi executada com recursos próprios do Iphan, com um total de R$ 849 mil investidos.

Casa Perseverança e Auxílio
O prédio, que conserva até hoje a maior parte de suas características originais, abrigou a Sociedade Perseverança e Auxílio dos Caixeiros Viajantes de Maceió, servindo como ponto de encontro para reuniões dos comerciantes que resultaram em conquistas ligadas aos direitos trabalhistas. Hoje o local é sede da biblioteca e a hemeroteca do IHGAL.

Investimentos no Patrimônio Cultural
O evento em Maceió é parte de uma extensa agenda dos representantes do Ministério da Cidadania em Alagoas. Ainda no dia 15, eles participam da entrega da obra de restauração do Fortim Bass, monumento encontrado durante pesquisa arqueológica na cidade de Porto Calvo e que trouxe à tona vestígios importantes da ocupação holandesa no norte alagoano. Já no dia 16, o ministro da Cidadania, Osmar Terra, se reúne ao grupo para a entrega das obras do Largo da Matriz e da antiga Casa de Câmara e Cadeia, importantes espaços históricos do Centro Histórico de Marechal Deodoro.

Serviço:
Entrega da restauração do prédio do IHGAL

Data: 15 de maio de 2019, às 10h
Local: Rua do Sol, 382, Centro – Maceió (AL)
Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Fernanda Pereira – fernanda.pereira@iphan.gov.br
Iris Lúcia Costa Santos – iris.santos@iphan.gov.br
(61) 2024-5516 - 2024-5531

www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Entrega da obra do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas

  • Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (IHGAL)
  • Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (IHGAL)
  • Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (IHGAL)
  • Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (IHGAL)
  • Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (IHGAL)
    Entrega das obras do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (IHGAL) foi restaurado
  • Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (IHGAL)
    Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (IHGAL) foi restaurado
  • Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (IHGAL)
Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin