Capoeiristas de Alagoas participam de mapeamento realizado pelo Iphan

A Roda de Capoeira congrega cantigas e movimentos que se expressam ao som de instrumentos como o berimbau.

Com o objetivo de identificar os grupos e praticantes de capoeira em Alagoas, a Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no estado (Iphan-AL) iniciou o mapeamento da manifestação cultural, registrada como patrimônio imaterial brasileiro. A ação, que teve início no mês de agosto, deve ser concluída até o fim do ano. 

O mapeamento deverá fornecer dados e informações sobre a quantidade de praticantes de capoeira e sua distribuição espacial em Alagoas. Também será subsídio para as ações de mobilização e articulação dos próprios detentores e de instituições de proteção ao Patrimônio Cultural.

A iniciativa, que conta com o apoio de um Grupo de Trabalho coordenado pelos próprios capoeiristas, é a primeira etapa para a construção do Plano de Salvaguarda da Capoeira em Alagoas. Além do mapeamento, a ação contempla ainda a inclusão dos detentores na plataforma do Cadastro Nacional da Capoeira. 

Ofício de Mestre da Capoeira e da Roda de Capoeira 
A Roda de Capoeira é um elemento estruturante de uma manifestação cultural, espacial e temporal, na qual se expressam simultaneamente o canto, o toque dos instrumentos, a dança, os golpes, o jogo, a brincadeira, os símbolos e os rituais de herança africana - notadamente banto - recriados no Brasil. O bem foi registrado pelo Iphan como Patrimônio Cultural do Brasil em 2008.

No mesmo ano, foi reconhecido o Ofício dos Mestres de Capoeira, saber transmitido de modo oral e gestual, de forma participativa e interativa, nas rodas, nas ruas e nas academias, assim como nas relações de sociabilidade e familiaridade construídas entre mestres e aprendizes.

Os registros da Roda de Capoeira e do Ofício dos Mestres de Capoeira têm abrangência nacional. Em 2014, a Roda de Capoeira foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação a Ciência e a Cultural (Unesco) como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Liana Costa – liana.carmo@iphan.gov.br 
(61) 2024-5523 - 2024-5516 
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin