Iphan-AL debate preservação da Literatura de Cordel com detentores

Reunião de Literatura de Cordel em AlagoasReconhecida em 2018 como Patrimônio Cultural do Brasil, a Literatura de Cordel foi tema de uma reunião para debater sobre instrumentos de preservação manifestação cultural na última sexta-feira, dia 17 de janeiro, na Casa do Patrimônio de Maceió (AL). Organizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Alagoas (Iphan-AL), o evento reuniu detentores da manifestação cultural no estado.

Com o objetivo de apresentar as políticas que compõem o Patrimônio Imaterial Brasileiro, o encontro também debateu as principais demandas da Literatura de Cordel em Alagoas. Na ocasião, foi feita uma apresentação sintética do processo de construção do registro e da salvaguarda, bem como uma discussão acerca das prioridades para a continuidade da prática e para um maior diálogo entre cordelistas e Iphan.

A reunião foi o primeiro passo para a construção de um Plano de Salvaguarda da Literatura de Cordel em Alagoas, que realizará o mapeamento dos cordelistas e elencará prioridades para a preservação da manifestação cultural no estado.

Literatura de Cordel
A Literatura de Cordel foi inscrita no Livro de Registro das Formas de Expressão em setembro de 2018 e pode ser observada em várias regiões do país. A prática está relacionada não apenas ao gênero literário, mas também a um veículo de comunicação, ofício e meio de sobrevivência para inúmeros cordelistas. 

Inserido na cultura nacional em fins do século XIX, o cordel é elemento constituinte da diversidade cultural brasileira, com contribuições das culturas africana, indígena, europeia e árabe. Conjugando tradições da oralidade, da poesia e das narrativas em prosa, o bem cultural se constituiu como uma relevante forma de expressão da nossa sociedade.


Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
Raphael von Sohsten - raphael.sohsten@gmail.com
(82) 3321-6073 - 3223-3836
Liana Costa – liana.carmo@iphan.gov.br 
(61) 2024-5523 - 2024-5516 www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin