Curso em Marechal Deodoro (AL) prepara professores para Educação Patrimonial

Ações de educação patrimonial são realizadas em AlagoasVoltado para os professores que atuam em instituições da rede pública de educação de Marechal Deodoro (AL), o Curso Extensão em Educação Patrimonial é uma oportunidade de ampliar os conhecimentos sobre o Patrimônio Cultural Brasileiro e desenvolver ações nas salas de aula. A formação é uma parceria do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Secretaria de Cultura e de Educação de Marechal Deodoro, a Secretaria Estadual de Educação de Alagoas e o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), e se inicia nessa quarta-feira, 11 de março, seguindo até 1º de abril.

Com carga horária de 40 horas, o Curso Extensão em Educação Patrimonial tem por objetivo fomentar a discussão sobre Patrimônio Cultural, bem como estimular que a própria comunidade busque identificar e valorizar suas referências culturais. Por meio das ações de educação patrimonial realizadas no decorrer do curso, pretende-se valorizar também o exercício da cidadania. É partir delas que se propõem reflexões sobre o que o Patrimônio Cultural representa ou pode vir a representar.

Conforme a organização da matriz curricular do curso, a formação conta com aulas expositivas e dialogadas, atividades coletivas e individuais, uso de vídeos e matérias diversificados, com a proposta de estimular processos de análise e reflexão. O material didático-pedagógico é composto por cadernos de textos, vídeos e outros recursos audiovisuais, distribuído em quatro módulos. Serão abordados temas como a Identificação do Patrimônio Cultural, Patrimônio Material e Cidadania, Patrimônio Imaterial e Diversidade Cultural.

A iniciativa faz parte do programa de educação patrimonial desenvolvido pela Superintendência do Iphan em Alagoas, que realizará oficinas, exposição de arqueologia, inventário participativo, entre outras atividades. O programa visa executar uma abordagem integradora e multidisciplinar dos conteúdos apresentados, além de conscientizar a comunidade deodorense sobre a importância de ter uma cidade protegida pelo tombamento federal na região como fonte para o desenvolvimento sustentável.

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
 (61) 2024-5516 - 2024-5511 
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin