retornar

Conjunto do Ipiranga: Museu Paulista, Monumento à Independência, Casa do Grito e Parque da Independência (São Paulo, SP)



Descrição:O conjunto do Ipiranga é composto pelo prédio onde funciona o Museu Paulista da USP, inclusive seus jardins fronteiros e os bosques que o circundam, pelo Monumento à Independência, pela Casa do Grito e estende-se a todo o Parque da Independência, no qual está situado o referido conjunto. O edifício eclético do museu, de autoria do engenheiro italiano Tommaso Gaudenzio Bezziser, foi concebido como um monumento comemorativo da independência do país. O Monumento à Independência, de autoria do escultor italiano Ettore Ximenes, e a Casa do Grito, singela construção de pau a pique reconstruída em 1955 de conformidade com a cena concebida por Pedro Américo em sua conhecida obra sobre a Independência do Brasil.



Endereço: - São Paulo - SP

Livro Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico
Inscrição:116 Data:26-6-1998
     
Livro Histórico
Inscrição:546 Data:26-6-1998
     
Livro de Belas Artes
Inscrição:610 Data:26-6-1998
     
 

Nº Processo:1348-T95


Observações:Ficam excluídos do conjunto objeto deste tombamento, os edifícios e instalações do Corpo de Bombeiros e a Sede do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo, os quais ficam sujeitos aos efeitos do artigo número dezoito do Decreto-Lei número vinte e cinco, de trinta de novembro de mil novecentos e trinta e sete.