Patrimônio cultural é celebrado no Festival do Descobrimento, em Porto Seguro (BA)

Entre 19 e 22 de abril, moradores de Porto Seguro (BA) e turistas estão convidados a refletir sobre os 517 anos da chegada dos portugueses ao nosso continente. A prefeitura da cidade realiza nesse período o Festival Cultural do Descobrimento, que reúne exposições, mostras de dança e apresentações de orquestras filarmônicas na Cidade Histórica. 

Como parte das comemorações dos seus 80 anos, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) participa das atividades culturais com a exposição Cores de Trancoso, que apresenta fotografias de Marcelo Aniello, renomado fotógrafo de arquitetura brasileiro. O artista explica que a mistura étnica e cultural do Brasil influencia fortemente a produção artística nacional e que, em Trancoso, não foi diferente, já que a vila abriga um mosaico de manifestações coloridas das mais diversas formas. 

Fotografia e intervenção
Uma das marcas do trabalho de Aniello são as intervenções artísticas feitas em suas fotos, realizadas em parceria com pintores e artistas plásticos ou grafiteiros. As intervenções são livres e têm como proposta a união de diferentes artes. “Posso dizer que essa exposição é fruto de um grande caso de amor com esse vilarejo tão desejado e admirado por mim e por todos que aqui passam. De todos os locais que já fotografei pelo mundo, não conheço lugar que represente e enalteça tanto a nossa brasilidade e diversidade colorida”, conta Marcelo Aniello. A exposição acontece entre 19 e 30 de abril, no Escritório Técnico do Iphan em Porto Seguro.

Mastros Sagrados 
Exposição Mastros SagradosOutra atividade com apoio do Iphan é a exposição Os Mastros Sagrados do artista plástico Valquito Lima, que acontece na Cidade Histórica. A obra se baseia em uma tradição da região que permanece viva em Trancoso (BA), mas que em outros locais já se perdeu. Para homenagear São Sebastião e São João, devotos recolhem na mata troncos de árvores, que são preparadas e hasteadas junto com as bandeiras dos santos em frente à igreja de Trancoso, como votos. Há treze anos, Valquito Lima realiza a pintura de mastros na vila, ofício que aprendeu com seus avôs. A exposição apresenta réplicas produzidas pelo artista, já que os originais são levados para casa pelos devotos. O ritual da troca dos mastros sagrados tem origens africana, indígena e europeia, pois integra tambores, sacrifício a uma árvore e procissão com imagens de santo.

A Semana do Descobrimento é uma realização do Porto Seguro Convention & Visitor’s Bureau, em parceria com a Prefeitura Municipal de Porto Seguro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Secretaria de Turismo da Bahia, através da Bahiatursa, com o apoio do IPHAN, ABIH – Regional Extremo Sul da Bahia, ACEPS (Associação Comercial de Porto Seguro), Congrega Bahia e Ondas Praia Resort.

Serviço

Cores de Trancoso
Data: 19/04/2017 à 30/06/2017
Local: Escritório Técnico do Iphan em Porto Seguro
Endereço: Rua Dr. Antônio Ricaldi, n°39 – Cidade Histórica – Porto Seguro/BA
Entrada: Franca
www.coresdetrancoso.com.br contato@coresdetrancoso.com.br
 
Os mastros sagrados 
Data: 19/04/2017 à 30/06/2017
Local: Cidade Histórica de Porto Seguro
Entrada: Franca

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin