Reforma da Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, em Monte Santo (BA), é iniciada

Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, em Monte Santo (BA)

Ponto de partida da peregrinação pelo Santuário de Santa Cruz, a Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, em Monte Santo (BA), teve suas obras emergenciais de recuperação iniciadas. A ordem de serviço para a intervenção foi assinada pela Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional na Bahia (Iphan-BA) no dia 10 de setembro. 

Com investimentos de mais de R$ 740 mil, a reforma visa à proteção e à recuperação da estrutura remanescente do templo após o incêndio ocorrido em abril deste ano, que atingiu a porção posterior da edificação. O objetivo é estancar o processo de degradação em curso decorrente da ação das intempéries.

A intervenção também prevê a elaboração do cadastro completo da edificação. O documento poderá subsidiar o futuro desenvolvimento de um projeto de restauração da igreja, um dos principais locais de turismo religioso da Bahia. 
 
Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus
A igreja faz parte do conjunto tombado pelo Iphan em 1983 composto por 25 capelas ao longo de um trajeto de quase dois quilômetros sobre a Serra do Monte Santo, antiga Serra do Piquaraçá. 

As capelas tiveram o início de sua construção pelo Frei Apolônio Todi, italiano que, ao passar pelo local em 1785, impressionou-se com a semelhança da Serra com o Calvário de Jesus, em Jerusalém. Os templos reúnem imagens e quadros alusivos às dores de Nossa Senhora e à Paixão de Cristo, acervo este incluído no tombamento realizado pelo Iphan. 

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Liana Costa – liana.carmo@iphan.gov.br 
(61) 2024-5523 - 2024-5516 
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin