Promoart - BA

A Bahia é, atualmente, o Estado com maior número de comunidades incluídas no Programa de Promoção do Artesanato de Tradição Cultural (Promoart), em um total de sete polos: Cerâmica de Irará; Cerâmica de Maragogipinho; Cerâmica de Rio Real, Cerâmica de Barra; Trançados de Fibra de Araci e Valente; Cerâmica e Tecelagem de Cocos; Tecelagem, Bordados e Fios de Contas da Indumentária das Baianas de Salvador. 

O Promoart foi criado pelo Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP) - Unidade Especial vinculada ao Iphan - para apoiar os produtores de artesanato tradicional. Este apoio abrange a produção e a comercialização das peças nas grandes cidades brasileiras e o objetivo é minimizar as barreiras que dificultam e, por vezes, até mesmo impedem, a livre expressão de artistas e artesãos. O programa se integra às ações do Programa Mais Cultura, do Ministério da Cultura (MinC), e vai atuar em 65 comunidades artesanais de diferentes partes do Brasil estabelecendo parcerias locais para gerar sustentabilidade.

Os princípios básicos do Promoart são o reconhecimento da importância cultural dos fazeres artesanais tradicionais, o trabalho de organização social em torno da produção artesanal baseada no respeito à diversidade de valores e tempos sociais, a ação participativa dos indivíduos na busca de sustentabilidade, o estímulo à preservação e à transmissão dos conhecimentos tradicionais, e a divulgação de informação e conhecimento sobre as comunidades e seus produtos. 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin