Roda de Memória em Fortaleza (CE) aproxima do público a vida de mestres capoeiristas locais

Roda de Memória em Fortaleza (CE) aproxima do público a vida de mestres capoeiristas locais

Como parte das ações de salvaguarda da Roda e do Ofício de Mestre de Capoeira no Ceará, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) promove no dia 6 de setembro a III Roda de Memória. O homenageado dessa terceira edição será Mestre Paulão.

Paulo Sales Neto nasceu em Fortaleza e entrou no mundo da capoeira há 42 anos.  Ao longo de sua trajetória, organizou eventos nacionais com os principais mestres de capoeira do país, deu aula de capoeira em diversos espaços e colégios de Fortaleza e, a partir de 1994, se mudou para Europa, dando continuidade ao expressivo trabalho que já vinha desempenhando no Brasil, divulgando a capoeira pelo mundo. Hoje, passa uma temporada na Europa e outra no Brasil, realizando cursos e palestras sobre capoeira. Mestre Paulão é um dos fundadores do grupo Capoeira Brasil, junto com o Mestre Boneco, do Rio de Janeiro, e Mestre Paulinho Sabiá, de Niterói.

A Roda de Memória é uma ação realizada pelo Iphan/CE e pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), em parceria com a comunidade da Capoeira local. A atividade foi desenvolvida a partir da solicitação dos capoeirista e integra as ações de salvaguarda da Roda e do Ofício de Mestre de Capoeira no estado do Ceará, bens reconhecidos como Patrimônio Cultural do Brasil. O objetivo é proporcionar um espaço no qual os mestres de capoeira mais tradicionais do estado narrem suas histórias de vida na prática da Capoeira. 

Serviço
III Roda de Memória: Mestre Paulão
Data: 06 de setembro. 19 às 21h.
Local: UFFEC / Rua Frei Mansueto, 106, Meireles - Fortaleza 

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin