Ceará recebe o III Simpósio sobre Patrimônio e Práticas Culturais

As cidades de Barbalha, Crato e Juazeiro do Norte, no Ceará, recebem o III Simpósio sobre Patrimônio e Práticas Culturais e o I Seminário de Negócios Culturais e Criativos. Com o objetivo de promover um espaço de discussão sobre a preservação do Patrimônio Cultural, os encontros são uma ação de salvaguarda da Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio em Barbalha, registrada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O evento segue até o próximo sábado, dia 1º de junho, com programação nos três municípios. 

Entre as ações propostas pelo simpósio estão palestras, audiências e mesas-redondas sobre o sítio histórico cearense, educação patrimonial e economia criativa. Reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiro desde 2015, a Festa do Pau da Bandeira atrai cerca de um milhão de visitantes durante os 15 dias de celebração, movimentando a cadeia econômica da região do Cariri cearense. 

O encerramento do evento será marcado pela cerimônia de reconhecimento da Festa de Santo Antônio pelo Conselho do Patrimônio do Estado do Ceará, que concluiu em 2018 o processo de registro da celebração como Patrimônio Cultural Cearense. 

Festa do Pau da Bandeira
A Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio em Barbalha, manifestação cultural do Ceará, é uma celebração popular que, desde 1928, antecede os festejos do dia de Santo Antônio de Pádua. 

Trata-se de uma grande celebração que acompanha a versão local do costume de erguer, em frente à Igreja Matriz da cidade, um tronco de grande porte para receber a bandeira do santo padroeiro da cidade. A data central da Festa é o domingo mais próximo de 31 de maio, dia do carregamento e hasteamento do pau da bandeira. 

Serviço
III Simpósio sobre Patrimônio e Práticas Culturais e I Seminário de Negócios Culturais e Criativos 
Data: 27 de maio a 1º de junho de 2019
Local: Barbalha, Crato e Juazeiro do Norte

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação 
comunicacao@iphan.gov.br
Fernanda Pereira – fernanda.pereira@iphan.gov.br
Liana Costa – liana.carmo@iphan.gov.br
(61) 2024-5523
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin