Igreja Nossa Senhora dos Prazeres, em Aracati (CE), será restaurada

Igreja Nossa Senhora dos Prazeres, em Aracati (CE)

Integrante do Conjunto Arquitetônico e Urbanístico de Aracati (CE), a Igreja Nossa Senhora dos Prazeres terá a sua cobertura recuperada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Ceará (Iphan-CE). O objetivo da intervenção, iniciada em 05 de agosto, é restaurar a estrutura com material e sistemas construtivos tradicionais, fora dos padrões atuais da construção civil, como madeiramento em carnaúba e telhas artesanais de cerâmica. As obras totalizam um investimento de R$ 98,9 mil. 

Com a intervenção, a igreja, que se encontra fechada desde outubro de 2018, deverá retornar às suas atividades normais. Construído entre o final do século XVIII e o início do século XIX, o templo situa-se próximo à Igreja Matriz da cidade. Por estar localizada no conjunto urbano tombado, a Igreja dos Prazeres recebe anualmente grande afluência de fieis. 

Aracati 
Localizada na Zona Jaguaribana do Ceará, Aracati guarda o desenho setecentista em seu traçado urbano. O conjunto arquitetônico e paisagístico da cidade, tombado pelo Iphan em 2001, é formado por sobrados, igrejas e diversos prédios que somam mais de 2.500 edificações construídas e decoradas com azulejos portugueses de alto valor. 

A Vila de Santa Cruz do Aracati foi fundada em 1747, às margens do rio Jaguaribe. Uma carta régia de 1747 determinou a criação da vila e o local para sua instalação (Cruz das Almas, ao sul do antigo povoado) e o ouvidor‐geral da capitania, Manoel José de Farias, encarregou-se sua implantação. A Carta do Aracati, como as demais cartas régias, determinava a delimitação da praça e a reserva do terreno para construção da Casa da Câmara e da Igreja Matriz.


Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Liana Costa – liana.carmo@iphan.gov.br 
(61) 2024-5523 - 2024-5516 
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin