Grupo de trabalho inicia planejamento para Seminário Capoeira e Patrimônio, em Fortaleza (CE)

Expressão cultural presente em todo o Brasil, na Roda de Capoeira são batizados os iniciantes e formados os grandes mestres.

Representantes do Grupo de Trabalho da Salvaguarda da Capoeira no Ceará se reunirão na próxima quarta-feira, dia 21 de agosto, às 17h30, para dar o pontapé inicial na organização do Seminário Capoeira e Patrimônio, principal evento de proteção à manifestação cultural no Estado. O encontro é realizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Ceará (Iphan-CE).

O objetivo da ação é mobilizar a comunidade para a participação no planejamento e organização das atividades do seminário, como definição de local, data e nomes convidados. Além disso, a reunião visa à democratização do acesso à informação e às políticas voltadas ao segmento, valorizando o protagonismo dos detentores nos processos de apoio, fortalecimento e salvaguarda.

O Grupo de Trabalho para a Salvaguarda da Capoeira no Ceará foi constituído no I Seminário para Salvaguarda do Ofício de Mestre e da Roda de Capoeira no Ceará, em 2016. Fazem parte dele mestres, contra-mestres, capoeiristas e demais interessados em contribuir com a salvaguarda da capoeira no estado.

Ofício de Mestre da Capoeira e da Roda de Capoeira 
A Roda de Capoeira é um elemento estruturante de uma manifestação cultural, espacial e temporal, na qual se expressam simultaneamente o canto, o toque dos instrumentos, a dança, os golpes, o jogo, a brincadeira, os símbolos e os rituais de herança africana - notadamente banto - recriados no Brasil. O bem foi registrado pelo Iphan como Patrimônio Cultural do Brasil em 2008.

No mesmo ano, foi reconhecido o Ofício dos Mestres de Capoeira, saber transmitido de modo oral e gestual, de forma participativa e interativa, nas rodas, nas ruas e nas academias, assim como nas relações de sociabilidade e familiaridade construídas entre mestres e aprendizes.

Os registros da Roda de Capoeira e do Ofício dos Mestres de Capoeira têm abrangência nacional. Em 2014, a Roda de Capoeira foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação a Ciência e a Cultural (Unesco) como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. 

Serviço:
Reunião do Grupo de Trabalho da Salvaguarda da Capoeira no Ceará

Data: 21 de agosto de 2019, às 17h30
Local: Sede do Iphan-CE
Rua Liberato Barroso, 525, Centro – Fortaleza/CE


Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Liana Costa – liana.carmo@iphan.gov.br 
(61) 2024-5523 - 2024-5516 
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin