Educação Patrimonial

O livro Sentidos de devoção: festa e carregamento em Barbalha, publicado pela Superintendência do Iphan, no Ceará, em 2013, apresenta reflexões sobre a Festa de Santo Antônio. Esta é uma celebração popular que, desde 1928, antecede os festejos do dia de Santo Antônio de Pádua. Em 2015, foi reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiro e inscrita no Livro de Registro das Celebrações, pelo Iphan. 

Entre as ações de Educação Ambiental desenvolvidas pelo Iphan - Ceará está a publicação de uma série de livros didáticos dirigidos aos alunos do Ensino Fundamental I, em parceira com a Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc) e a Fundação Demócrito Rocha. Esses livros contribuem para ampliar o conhecimento sobre o patrimônio cultural existente no Estado e a importância de preservá-lo, ao destacar a história, os bens materiais tombados e os bens imateriais registrados pelo Iphan, entre outros temas.  

As publicações sobre Aracati, Icó, Sobral, Viçosa do Ceará e Quixadá são acompanhadas pelos guias criados para orientar os estudantes e seus acompanhantes durante os passeios por essas cidades: Construindo Aracati (Guia Um passeio por Aracati), Construindo Icó (Guia Um passeio por Icó), Construindo Quixadá (Guia Um passeio por Quixadá), Construindo Sobral (Guia Um passeio por Sobral), Construindo Viçosa do Ceará (Guia Um passeio por Viçosa do Ceará). Todos estes trabalhos também estão disponíveis em Publicações do Iphan - Ceará

Leia mais

Sentidos de Devoção: festa e carregamento em Barbalha
Construindo Aracati - Guia Um passeio por Aracati
Construindo Icó - Guia Um passeio por Icó 
Construindo Quixadá - Guia Um passeio por Quixadá 
Construindo SobralGuia Um passeio por Sobral
Construindo Viçosa do Ceará -
Guia Um passeio por Viçosa do Ceará 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin