Patrimônio Material - CE

As cidades históricas do Ceará surgiram durante o período colonial, em decorrência do processo de ocupação territorial muitas vezes litigioso e violento. Os conjuntos urbanos e paisagísticos tombados no Estado reúnem importantes remanescentes da arquitetura dos séculos XVII e XVIII.  

Aracati - Nasceu às margens do rio Jaguaribe, em 1747, como Vila de Santa Cruz do Aracati. Ainda hoje, a cidade guarda o desenho setecentista em seu traçado urbano. Tombada pelo Iphan, em 2001, a cidade possui sobrados, igrejas e diversos prédios que somam mais de 2.500 edificações construídas e decoradas com azulejos portugueses de alto valor. A principal atração do litoral cearense - conhecida como uma das praias mais famosas do mundo - é a Praia de Canoa Quebrada, situada no município de Aracati.

Icó - Antigo arraial Novo nasceu para defesa dos portugueses que disputavam o território com os índios locais. Situada entre os rios Jaguaribe e Peixe, Icó é o nome de uma das tribos Tapuia que lutavam pelas terras no Ceará. O arraial progrediu com a mineração do ouro e como entreposto ligado ao comércio de gado. Viçosa do Ceará está situada na Serra de Ibiapaba, um santuário ecológico a 740 metros de altitude e cercado de vegetação nativa e fontes de águas cristalinas. Seu patrimônio arquitetônico colonial - construído a partir de 1695 - originou-se de uma das principais missões jesuítas do Brasil, no século XVII.

Sobral - Possui valiosas edificações remanescentes do século XVIII, estão o Teatro e a Praça São João, um conjunto de casas em estilo art noveau, sobrados decorados com motivos greco-romanos e várias construções religiosas, como as igrejas da Sé e dos Pretinhos de Nossa Sra. do Rosário, construída por escravos.  Em 1919, Sobral foi palco (com a Ilha do Príncipe - em São Tomé e Príncipe, na costa da África) da comprovação da Teoria da Relatividade de Albert Einstein, pela Expedição Britânica do Eclipse Solar que constatou a distorção sofrida pela luz ao chegar à Terra. Um monumento na Praça da Igreja de Nossa Sra. do Patrocínio e o Museu do Eclipse são os marcos desse fato na cidade.

Viçosa do Ceará - Uma das mais importantes vilas de índios do Brasil do século XVIII, com traçado urbano desenvolvido no século XVIII. A área tombada corresponde ao contorno da Praça Clóvis Beviláqua, onde se localiza a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção, acrescido de trechos das ruas adjacentes, preservando o quadro paisagístico que envolve a igreja. Destacam-se, neste local, 72 casarões de comprovado valor arquitetônico. Localizada na microrregião da Serra de Ibiapaba, noroeste cearense, está encravada em um santuário ecológico, a 740 metros de altitude e cercada de vegetação nativa e fontes de águas cristalinas. Sua paisagem de exótico relevo revela-se em perfeita harmonia com seu clima de serra. 

Na Lista de Bens Materiais Tombados e Processos em Andamento (1938 a 2017), que reúne informações sobre todo o Brasil, estão os bens tombados pelo Iphan, no Estado do Ceará. 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin