5ª Jornada do Patrimônio: Gestão de Riscos

Nos dias 23 e 24 de maio, quarta e quinta-feira, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por meio do Centro Lucio Costa: Escola do Patrimônio, realiza a quinta edição das Jornadas do Patrimônio. Esse é o primeiro encontro da série de debates em 2018, e terá como tema os Riscos e desastres ao patrimônio cultural.

A programação do debate conta com diversos palestrantes brasileiros e estrangeiros, trazendo a apresentação de casos referentes à temática e promovendo a troca de experiências e conhecimentos sobre fatores que influenciam o patrimônio urbano, a documentação e o patrimônio natural. Toda a programação poderá ser conferida presencialmente, na sede do Centro Lucio Costa, no Rio de Janeiro, e também via streaming, pelo canal do Iphan no youtube.

A continuidade das Jornadas do Patrimônio em 2018 tem como foco a implantação do Observatório de Políticas e Gestão do Patrimônio da Escola do Patrimônio do Iphan, propondo sempre como questão central a gestão compartilhada e participativa nas políticas patrimoniais. Isso se dará a partir da escolha de temas em que o compartilhamento de responsabilidades e a mobilização social ampla se mostrem relevantes, tais como riscos, paisagem cultural, turismo, conservação e restauração. A proposta é de que, a partir dessas discussões, seja dada visibilidade à importância da gestão compartilhada e se fortaleça a construção de redes em prol da preservação dos bens culturais.

5ª Jornada do Patrimônio

  • Programação
    Programação 5ª Jornada do Patrimônio
Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin