7ª Reunião Anual de Coordenação dos Centros de Categoria 2

O Centro Lucio Costa divulga sua participação na 7ª Reunião Anual de Coordenação dos Centros de Categoria II, realizada entre os dias 22 e 23 de abril de 2019, na cidade de Manama, no Bahrain e primeira reunião específica dos CC2s realizada após a renovação, em 2018, do Acordo entre o Governo Brasileiro e a UNESCO. A representação do CLC visou destacar o empenho do governo brasileiro na manutenção deste CC2 como centro de referência internacional para os trabalhos de preservação do patrimônio cultural; apresentar as atividades de pesquisa, capacitação e difusão realizadas pelo CLC; reforçar as possibilidades de cooperação entre os CC2, notadamente entre aqueles de escopo cultural semelhantes;  e divulgar o Observatório de Políticas e Gestão do Patrimônio, iniciativa do setor de pesquisa do CLC, cujo objetivo principal é a formação de redes nacionais e internacionais para a difusão do conhecimento produzido nas práticas brasileiras de preservação e em interação com as experiências estrangeiras.

 

O Centro Regional de Formação em Gestão do Patrimônio – Centro Lucio Costa/Iphan foi criado a partir do Acordo firmado entre o Governo do Brasil e a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), em 26 de julho de 2010, durante a 34ª reunião do Comitê do Patrimônio Mundial, em Brasília. Este é um Centro de Categoria II, sob os auspícios da UNESCO - vinculado ao Iphan - e tem como objetivos ampliar a capacidade de gestão do patrimônio cultural e natural e promover a cooperação na sua Região de abrangência, composta por 17 países de língua oficial portuguesa e espanhola na América do Sul, África e Ásia. Os Centros de Categoria II são instituições homologadas pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) voltados para a promoção regional do Patrimônio Cultural, nos seus diversos campos. Desde 2010, acontecem Reuniões de Coordenação em que todos os Centros de Categoria II enviam seus representantes para discutir seus Programas e apresentarem suas atividades.

 

Para acessar o Relatório da participação do Centro Lucio Costa, clique aqui.

Para acessar o Relatório Geral, elaborado pelo Arab Regional Centre for World Heritage (ARC-WH), Centro de Categoria II que sediou a Reunião, clique aqui.  Para a versão em português do Relatório, clique aqui.

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin