Medalhas Mário de Andrade são entregues em Brasília

Premiados com a Medalha Mário de AndradeDoze personalidades que dedicaram grande parte de sua vida ao Patrimônio Cultural Brasileiro foram homenageadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), nas comemorações dos seus 80 anos. Eles receberam a Medalha Mário de Andrade, que resgata a figura do intelectual paulista e autor do anteprojeto de criação da Instituição, criada para homenagear parceiros que vem contribuindo para o reconhecimento, valorização e preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro. Em Brasília, foram destacados para receber a honraria: Grace Elizabeth Oliveira Cruz, José Hailon Gomide, Maria Clara Migliacci (in memorian), José Leme Galvão, Sylvia Maria Nelo Braga, Silvia Machado Leal, Henrique Oswaldo de Andrade, Fernando Madeira, José Walter Nunes, Marcos Antônio Galvão, Vera Antônia Bosi de Almeida e Ana Cláudia Lima e Alves.

A entrega das medalhas foi realizada no dia 12 de dezembro, em cerimônia na Sala Mário de Andrade (na sede do Iphan) e contou com a presença da presidente do Iphan, Kátia Bogéa, e do superintendente do Iphan-DF, Carlos Madson Reis, além dos homenageados e outros convidados.

Desde outubro, a Medalha Mário de Andrade vem sendo concedida a diversas personalidades e instituições brasileiras, como agradecimento e reconhecimento oferecido a esses parceiros, por seu notório apoio na promoção e proteção dos bens culturais do Brasil, de modo a garantir sua permanência e usufruto para as gerações atuais e futuras; no incentivo à continuidade dos trabalhos do Iphan; e nas ações que enaltecem e valorizam a riqueza cultural brasileira.

Homenageados

Entre os homenageados com a Medalha Mário de Andrade está José Walter Nunes, que é sociólogo pela Universidade de Brasília, mestre e doutor em História Social pela Universidade de São Paulo. Foi pesquisador no Centro Nacional de Referências Culturais – CNRC, da Fundação Nacional Pró-Memória de 1982 a 1990, sendo integrante do núcleo da Pró-Memória Vídeo.

A medalha também foi recebida por Marcos Antônio Galvão, arquiteto, ex-servidor do Iphan. Coordenou a área técnica do programa Monumenta e teve uma importante participação na candidatura da Cidade de Goiás a patrimônio mundial, com reconhecimento pela UNESCO em 2001. Fernando Madeira recebeu uma medalha. Servidor do Iphan de 1983 a 2003, quando se aposentou. Atuou em diversos projetos de restauração e conservação nos estados de goiás e mato grosso, além de ter participado da gestão do patrimônio tombado de Brasília. Foi também consultor do programa Monumenta.

Ana Cláudia Lima e Alves, especializada em patrimônio cultural com 27 anos de atuação no Iphan, foi agraciada com a homenagem. Assim Vera Antônia Bosi de Almeida, arquiteta e urbanista que teve atuação profissional marcante no Iphan onde foi coordenadora de vários programas de preservação de cidades históricas.

Outra pessoa que recebeu a medalha foi Grace Elizabeth Oliveira Cruz, que atuou por mais de dez anos na área de promoção do Iphan, sendo responsável pelos projetos educativos e editoriais, além das ações de difusão, intercâmbio e eventos do Iphan. Já Sylvia Maria Braga, arquiteta, ex-servidora do Iphan, também trabalhou na Pró-Memória. No programa Monumenta, desenvolveu a linha editorial, até hoje adotada pelo Iphan, publicando dezenas de livros sobre o patrimônio cultural brasileiro.

As homenagens continuaram com Henrique Oswaldo de Andrade, que foi diretor adjunto da fundação nacional pró memória durante a execução do Programa Cidades Históricas nos anos 80 e atualmente é conselheiro do ICOMOS DF. E também José Leme Galvão, arquiteto ex-servidor do Iphan. Também foi diretor substituto do DEPAM, superintendente do Iphan-DF e do Amazonas.

In memorian, a medalha foi destinada para Maria Clara Migliaccio, a primeira diretora do Centro Nacional de Arqueologia. A homenagem foi recebida por Ariovaldo José dos Santos, marido de Maria Cclara.

Outros homenageados foram José Hailon Gomide, arquiteto ex-servidor do Iphan que também trabalhou na área técnica do programa Monumenta; bem como Silvia Machado Leal, que foi superintendente do Iphan no estado do Maranhão.

Mário de Andrade

Intelectual, musicólogo, ensaísta, crítico literário, folclorista e turista aprendiz, Mário de Andrade é um dos principais nomes nas trajetórias de preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro. Não só por sua contribuição formal, simbolizada no texto do anteprojeto de criação do Iphan; nem só por suas produções artísticas de vanguarda, gravadas na história brasileira na Semana de Arte Moderna de 1922 e em obras como O Turista Aprendiz e Macunaíma; mas também por sua atuação incansável como verdadeiro etnógrafo da cultura nacional. Em suas vivências e andanças, Mário de Andrade olhou e narrou o país com admiração e crítica, buscando compreendê-lo em suas veredas e rios, nas artes, nos ritos e nos gostos de sua gente.

 

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Fernanda Pereira – fernanda.pereira@iphan.gov.br
Michel Toronaga – michel.toronaga @iphan.gov.br
(61) 2024-5511- 2024-5513 - 2024-5531
(61) 99381-7543
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Cerimônia de entrega das Medalhas Mario de Andrade (DF)

  • DF_Eventos_Medalha_Mario_de_Andrade04
    Homenageados com a Medalha Mario de Andrade (DF)
  • DF_Eventos_Medalha_Mario_de_Andrade13
    Discurso da Presidente do Iphan, Kátia Boagéa
  • DF_Eventos_Medalha_Mario_de_Andrade14
    Discurso do Superintendente do Iphan-DF, Carlos Madson Reis
  • DF_Eventos_Medalha_Mario_de_Andrade03
    Grace Elizabeth Oliveira Cruz recebendo a Medalha Mario de Andrade
  • DF_Eventos_Medalha_Mario_de_Andrade02
    Fernando Madeira recebendo a Medalha Mario de Andrade
  • DF_Eventos_Medalha_Mario_de_Andrade
    Ana Cláudia Lima e Alves recebendo a Medalha Mario de Andrade
  • DF_Eventos_Medalha_Mario_de_Andrade05
    José Hailon Gomide recebendo a Medalha Mario de Andrade
  • DF_Eventos_Medalha_Mario_de_Andrade06
    José Leme Galvão recebendo a Medalha Mario de Andrade
  • DF_Eventos_Medalha_Mario_de_Andrade07
    José Walter Nunes recebendo a Medalha Mario de Andrade
  • DF_Eventos_Medalha_Mario_de_Andrade08
    Marcos Antônio Galvão recebendo a Medalha Mario de Andrade
  • DF_Eventos_Medalha_Mario_de_Andrade09
    Oswaldo de Andrade recebendo a Medalha Mario de Andrade
  • DF_Eventos_Medalha_Mario_de_Andrade11
    Sylvia Maria Braga recebendo a Medalha Mario de Andrade
  • DF_Eventos_Medalha_Mario_de_Andrade12
    Vera Antônia Bosi de Almeida recebendo a Medalha Mario de Andrade
  • DF_Eventos_Medalha_Mario_de_Andrade10
    Sala cheia na cerimônia de entrega das Medalhas Mario de Andrade
Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin