1º Encontro da Literatura de Cordel no DF discutirá ações para plano de salvaguarda

1º Encontro da Literatura de Cordel no DF discutirá ações para plano de salvaguarda

Iniciativa tem como objetivo construir um calendário comum de eventos e ações para o próximo ano
 

Detentores e parceiros da Literatura de Cordel irão se reunir, pela primeira vez, na capital federal, para dar início às tratativas do Plano de Salvaguarda. O encontro, promovido pela Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Distrito Federal (DF), será realizado na Sala Mário de Andrade, na sede do instituto, no dia 26 de novembro.

O objetivo da ação é garantir a mobilização social dos detentores e da comunidade em torno da manifestação cultural - Patrimônio Cultural Brasileiro com origem no Norte e no Nordeste do país. Durante o evento, todos participarão de debates sobre o histórico dessa manifestação no Distrito Federal. A discussão subsidiará a elaboração de ações futuras para sua salvaguarda.

“A proposta é promover discussões iniciais com relação à salvaguarda da Literatura de Cordel, manifestação popular riquíssima e que remonta às próprias origens da capital federal, cujo vínculo com o Nordeste e com suas práticas culturais transcende gerações”, explica o superintendente do Iphan-DF, Saulo Santos Diniz ao destacar que o encontro é apenas o começo da mobilização e do diálogo entre Iphan e detentores. “Nossa expectativa é construir um calendário comum de encontros e de ações para o próximo ano”, completa.

Literatura de Cordel
A Literatura de Cordel foi inscrita no Livro de Registro das Formas de Expressão em setembro de 2018 e pode ser observada em várias regiões do país. A prática está relacionada não apenas ao gênero literário, mas também a um veículo de comunicação, ofício e meio de sobrevivência para inúmeros cordelistas.

Inserido na cultura nacional no final do século XIX, o cordel é elemento constituinte da diversidade cultural brasileira, com contribuições das culturas africana, indígena, europeia e árabe. Conjugando tradições da oralidade, da poesia e das narrativas em prosa, o bem cultural se constituiu como uma relevante forma de expressão da nossa sociedade.

Serviço
1º Encontro da Literatura de Cordel
Data:
26 de novembro de 2019, às 14h.
Local: Sala Mário de Andrade, SEPS - Quadra 713/913 - Bloco D - Edifício Iphan - CEP 70390-135 - Brasília/DF.

 

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
Carlos Balbino – carlos.balbino@iphan.gov.br
(61) 2024-5513 / 2024-5516 / (61) 99381-7543
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin