Concursos, Seleções e Editais

Concurso Nacional para Seleção do Emblema do Patrimônio Cultural Brasileiro

Conteúdo

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) completa 80 anos de atividade em 2017 e, como parte das comemorações, está lançando o Edital de Concurso para a seleção do Emblema do Patrimônio Cultural Brasileiro. O objetivo do concurso é estabelecer um novo marco para a promoção, difusão e a sinalização do Patrimônio Cultural Brasileiro, por meio de um Emblema específico, a exemplo do que ocorre com o Patrimônio Mundial e Patrimônio Imaterial da Humanidade, da UNESCO, e do Patrimônio Cultural do MERCOSUL e do Patrimônio Cultural Europeu.

As propostas de emblema serão avaliadas por uma comissão julgadora, que será constituída por até nove membros parceiros do Iphan. O julgamento ocorrerá em abril e deverá ser pautado nos valores atribuídos ao Patrimônio Cultural Brasileiro pela Constituição Federal de 1988 e, em especial, sob o aspecto da diversidade, da dimensão continental do território nacional, dos diversos segmentos que conformam a sociedade brasileira, da crescente participação social no processo de reconhecimento e proteção do patrimônio, bem como sua relação com o desenvolvimento sustentável.

O resultado preliminar do concurso será divulgado no portal do Iphan em meados de maio de 2017 e o lançamento oficial do Emblema está previsto para o dia 17 de agosto de 2017, dia nacional do Patrimônio no Brasil.

Categoria

Concursos

Status

Em andamento