Documentário de São Pedro do Itabapoana é exibido em Vitória (ES)

Documentário de São Pedro do Itabapoana é exibido em Vitória (ES)

Produção integrará dossiê elaborado para o processo de reconhecimento de sítio histórico situado em Mimoso do Sul (ES)
 

Trinta e seis minutos. Esse é o tempo de duração do documentário Sítio Histórico de São Pedro do Itabapoana, produção feita e conduzida pelos próprios personagens da história contada no distrito situado na região Sudoeste do estado do Espírito Santo. O filme, que será lançado no início do mês, em Mimoso do Sul (ES), terá nova sessão de exibição, dia 29 de agosto, desta vez, em Vitória (ES).

A gravação, fruto de um trabalho de oficinas de educação patrimonial, foi coordenada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, a Secretaria de Cultura da Universidade Federal do Espírito Santo e a Associação de Moradores da Comunidade de São Pedro do Itabapoana. As imagens registradas na filmagem vão compor o dossiê que irá integrar o processo de reconhecimento do sítio histórico. 

“O principal objetivo desse documentário é dar uma percepção ampliada do Patrimônio Cultural do sítio. Além de trazer reconhecimento e proporcionar a valorização da comunidade, isso possibilitará que os moradores se reconheçam no processo de preservação da memória e de suas histórias. A produção do documentário foi apenas uma etapa desse processo que incluirá ainda a realização de outras atividades com crianças e jovens do município”, ressalta a Superintendente do Iphan-ES, Elisa Machado Taveira.

Depois da exibição do documentário, será realizada uma mesa redonda com a participação do documentarista Cloves Mendes, do historiador e escritor Fernando Achiamé, e do Presidente da Academia Maria Antonieta Tatagiba Pedro Antônio de Souza. Durante o debate, serão discutidas a experiência de São Pedro do Itabapoana; a importância desse sítio histórico no território capixaba; e a participação da comunidade nas atividades de preservação e promoção em São Pedro do Itabapoana. 

Documentário de São Pedro do Itabapoana é exibido em Vitória (ES)

O Sítio Histórico de São Pedro do Itabapoana
O distrito de São Pedro do Itabapoana, antiga sede do município de Mimoso do Sul, foi fundado em 1890. Situado no extremo sul do estado do Espírito Santo, faz divisa com o estado do Rio de Janeiro. O local tombado pelo Conselho Estadual de Cultura do Espírito Santo, em 1987, até hoje, preserva a arquitetura do século XIX, com casarões e fazendas com arquitetura proveniente do ciclo do café.

Serviço:
Lançamento do documentário Sítio Histórico de São Pedro do Itabapoana
Data:
 29 de agosto de 2019, às 19h30.
Local: Cine Metrópolis – Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) - Avenida Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras, Vitória (ES).


Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
Carlos Balbino – carlos.balbino@iphan.gov.br
(61) 2024-5513 / 2024-5516 / (61) 99381-7543
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin