5.3.2.
Detalhamento das placas
5.3.2.1.
Placas Direcionais
Devem ser fixadas nos logradouros públicos e em locais de
distribuição de fluxos, possibilitando maior interação do
visitante com o lugar e sensível redução do trânsito de
veículos na área. De acordo com os interesses locais, essas
placas podem criar caminhos alternativos, favorecendo o
comércio e outros serviços específicos, proporcionando ainda
maior visibilidade às atrações pouco visitadas.
Sempre que possível, devem utilizar o mesmo suporte que as
placas de sinalização de trânsito, de forma a minimizar a
poluição e a obstrução visual dos bens culturais.
Há casos ainda, em que deve-se aproveitar as placas de
sinalização para usuários de veículos para informar os
pedestres sobre os atrativos, evitando-se o excesso de placas.
Dicas
|
Nos casos em que a sinalização de orientação de tráfego e de
orientação de pedestres coexistirem num mesmo ponto, deve-se
ter um cuidado especial no sentido de evitar que o usuário de
veículo motorizado utilize erradamente a sinalização voltada
para o pedestre, infringindo por exemplo regras de sentido de
circulação, uma vez que, para as viagens a pé os caminhos são
definidos independentemente dessa condição.
|
|
Cores e formas
As placas direcionais devem obedecer a padrões
estabelecidos, visando atender às premissas de identificação
imediata e assimilação correta de seu conteúdo.
Devem ainda corresponder à identidade visual aplicada à
sinalização para ocupantes de veículos, variando em aspectos
específicos que permitam imprimir a necessária distinção entre
essas duas modalidades de circulação. Contudo, devem
guardar semelhanças que as relacionem e as identifiquem
como integrantes do mesmo grupo da Sinalização de
Orientação Turística.
Por ser uma placa vertical, deve ter a superfície de informação
plana para garantir uma boa leitura. Contudo, possui detalhe
em curva, na faixa horizontal superior, estabelecendo um
vínculo com as placas interpretativas, que apresentam
superfície curva, conforme item 5.3.2.2. As placas direcionais
podem apresentar formato retangular ou quadrado, em função
da quantidade de mensagens.
A cor marrom, antes associada ao fundo das placas para
deslocamentos motorizados, é repetida neste tipo de
sinalização, porém restrita à faixa horizontal curva, no topo.
Para o fundo da placa é destinada a cor bege, proporcionando
o requerido contraste com os elementos gráficos que
compõem as mensagens. Essas cores também são adotadas
para as placas interpretativas.
As especificações de composição das cores adotadas
encontram-se no detalhamento abaixo.
|
PANTONE
|
QUADRICROMIA(CMYK)
|
|
495
|
80% Magenta
100% Amarelo
70% Preto
|
|
155
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10% Magenta
30% Amarelo
|
Mensagens
As mensagens devem ser organizadas de acordo com o
percurso a ser indicado para os pedestres, em função dos
roteiros adotados como prioritários e da hierarquização das
informações no Plano Funcional.
A seqüência de informações deve obedecer à ordem de saída
para acesso aos atrativos, a partir do ponto de localização da
placa, na via selecionada. Deve iniciar na parte superior da
placa, com a indicação do ponto de saída mais próximo. As
demais informações seguem a mesma lógica seqüencial, não
implicando agrupamento de mensagens para um mesmo
sentido.
Os topônimos a serem utilizados devem corresponder àqueles
definidos na sinalização para usuários de veículos
motorizados, visando a identificação homogênea dos atrativos
nas modalidades de circulação tratadas neste Guia. No
entanto, para as placas de circulação de pedestres,
recomenda-se, preferencialmente, que sejam evitadas as
abreviaturas. Nos casos extremos, onde for necessário
abreviar, a toponímia adotada deve ser a mesma da
sinalização para usuários de veículos motorizados e, ainda ser
repetida em todas as placas direcionais.
O número de informações não é um fator restritivo como na
sinalização para usuários de veículos motorizados, em função
do maior tempo disponível para leitura das placas direcionais.
Essa limitação é vinculada à altura máxima da placa, indicada
no item Dimensões.
Diagramação das mensagens
PARTE SUPERIOR DA PLACA
* Identificada pela cor marrom, devendo constar a mensagem
Rota de Pedestre, grafada na cor bege.
* A fonte ou tipo da letra adotada é Trajan, com letras iniciais
maiúsculas e as demais também maiúsculas, em menor
tamanho, cujo alfabeto está especificado no item
Dimensões.
* A letra tem corpo 185 equivalente a 5cm de altura da letra
maiúscula de maior tamanho, também chamada caixa alta.
PARTE INFERIOR DA PLACA
* Identificada pela cor bege, devendo constar as indicações
dos atrativos e as setas de sentido, grafadas na cor preta.
* A fonte ou tipo da letra adotada é Frutiger Roman, com
letras iniciais maiúsculas e as demais minúsculas, cujo
alfabeto está especificado no item Dimensões.
* A letra tem corpo 160 equivalente a aproximadamente 4cm
de altura da letra maiúscula. Quando houver informações
complementares ao topônimo, deve ser adotada a mesma
letra, no corpo 120 equivalente a aproximadamente 3cm de
altura da letra maiúscula.
* O número de indicações de atrativos está vinculado ao
tamanho das placas, sendo que a menor placa comporta no
máximo quatro linhas, que também é o limite para
indicação de cada topônimo. A maior placa comporta um
máximo de oito linhas, que podem ser distribuídas em um
mínimo de dois topônimos, de no máximo quatro linhas cada.
* O entrelinhamento varia em função dos níveis das
informações, devendo obedecer as orientações mencionadas
no item Dimensões, sendo menor na separação das linhas
de um mesmo topônimo e maior na separação de
topônimos diferentes.
* As setas relativas a cada topônimo devem ser dispostas em
espaços específicos da placa, situados a sua direita ou a sua
esquerda, acompanhando a direção do atrativo indicado.
Setas
É o elemento que indica a direção a seguir para se atingir os
atrativos sinalizados. Recomenda-se o modelo da seta tipo
S-1, apresentado na Tabela 11, do item 5.2.2.4, com diagrama
de construção no Anexo 4, adotado na sinalização para
usuários de veículos motorizados. Na sinalização para
pedestres, sua dimensão deve acompanhar o tamanho da letra
maiúscula da fonte selecionada, conforme tabela abaixo.
Alinhamento
O texto deve acompanhar o alinhamento da seta, e esta deve
estar sempre do mesmo lado da direção que indica o atrativo.
A aplicação das setas deve obedecer as seguintes
recomendações:
* Para cada mensagem deve haver uma seta correspondente.
* Independente das variações de sentido, as mensagens não
devem ser separadas por tarjas.
* Quando houver mais de um sentido a ser sinalizado, indica-se,
em primeiro lugar, aquele cujo ponto de saída situa-se
mais próximo, seguindo essa seqüência para os demais.
* Os espaços laterais das placas são destinados para
colocação das setas e o campo disponível entre eles é
destinado aos topônimos. Esse campo corresponde à
diferença entre a largura total da placa e os dois espaços
laterais, medindo 44cm.
* O alinhamento das mensagens é definido em função do
posicionamento das setas. Quando ocorrer setas em lados
opostos, as mensagens são alinhadas à direita ou à
esquerda, conforme a direção indicada, não devendo
avançar sobre os espaços laterais destinados às setas.
* Quando a diagramação da placa apresentar setas em
apenas um de seus lados, os topônimos podem avançar
sobre a lateral oposta, inicialmente reservada para as setas.
* No caso de existir um sentido em frente e outro lateral ou
oblíquo, o posicionamento das setas e dos topônimos deve
adotar o lado correspondente à direção lateral ou oblíqua
indicada.
* Havendo três direções distintas numa mesma placa, a seta
de sentido em frente deve ser colocada na lateral referente
à seta imediatamente anterior.
* Nas situações em que o topônimo é extenso e a opção for
grafá-lo em mais de uma linha, dentro do limite de quatro,
o alinhamento deve ocorrer pelo lado da seta.
Dimensionamento
Placas
As placas direcionais são apresentadas em dois formatos, um
quadrado e outro retangular. Nos dois casos, têm largura de
60cm e se dividem em duas partes, uma superior, com altura
de 20cm, e outra inferior, com 66cm ou 40cm. A parte
superior tem formato curvo, gerado a partir de um círculo de
28cm de diâmetro.
Mensagens
A divisão dos espaços das placas segue as medidas
determinadas no diagrama abaixo:
O entrelinhamento, espaço entre as linhas de base das
informações, deve obedecer a seguinte orientação:
* 8cm ou uma linha de corpo 46 entre topônimos distintos.
* 6cm ou corpo 160/190 para o entrelinhamento de um
mesmo topônimo, quando há necessidade de dividi-lo em
mais de uma linha.
* 5cm ou corpo 120/140 para o entrelinhamento entre o
topônimo principal e seu complemento, ou entre linhas de
seu complemento.
Os tipos de letras adotados para o texto das mensagens são
Trajanpara a parte superior e Frutiger Romanpara a inferior,
em tamanhos fixos, para a Trajanadota-se a altura do corpo
185, equivalente a aproximadamente 5cm para a letra
maiúscula maior e 3,6cm para a maiúscula menor. A Frutiger
Romanutiliza o corpo 160, equivalente a aproximadamente
4cm para os topônimos principais e corpo 120, equivalente a
3cm aproximadamente, para as informações complementares,
considerando sempre a altura da letra maiúscula.
Materiais
material sugerido para confecção das placas é a chapa de
alumínio de 2mm.
Como esta placa não apresenta mapas ou ilustrações, as
informações visuais devem ser produzidas em vinil recortado
ou, como segunda opção, em serigrafia.
Fixação e suportes
As placas direcionais devem ser fixadas, sempre que possível,
no mesmo suporte das placas de trânsito, recomendando
especial cuidado com a sua altura para evitar acidentes.
5.3.2.2 Placas interpretativas
As placas interpretativas são a tradução do conhecimento por
meio de uma linguagem prazerosa e de fácil compreensão.
Objetivam enriquecer a vida das pessoas, apresentando-lhes
algo em que pensar, lembrar ou explorar. Devem destacar e
disseminar informações e tentar mudar comportamentos, ser
atraentes e planejadas para durar, com estrutura resistente e
conteúdo preciso.
É recomendável que a estrutura das placas leve em
consideração as características físicas do local, os meios de
produção e os recursos financeiros disponíveis. Sua forma
deve evidenciar uma interferência contemporânea, sem jamais
tentar reproduzir um estilo de época, principalmente no caso
de cidades históricas. Sua dimensão deve ser proporcional ao
conteúdo dos textos e ilustrações, preservando assim a relação
com o entorno.
Todo o processo de planejamento deve prever diversas fases
de revisão. Os textos, mapas, desenhos, gráficos, fotos ou
outro tipo de ilustração, que compõem a estrutura da placa,
devem ser apresentados em arte final para o fabricante, que
deve produzir uma prova em papel, em tamanho natural, e um
protótipo da estrutura para última revisão. Aconselha-se que
tais condições sejam exigidas dos fornecedores por ocasião da
cotação de preços e que o responsável pelo projeto de
sinalização acompanhe a produção e a implantação das
placas.
Existem vários materiais que podem ser utilizados para a
confecção de placas. Ao se planejar a sinalização, deve-se
pensar no material que melhor se adapte ao ambiente, nas
condições tecnológicas de produção existentes e na
disponibilidade de recursos financeiros. Algumas possíveis
alternativas para a fabricação de placas são: alumínio,
policarbonato, fibra de vidro, plástico revertido, metal, madeira
e pedra.
A sinalização interpretativa exemplificada neste Guia adotou o
alumínio, o policarbonato, o vidro e o bronze para a confecção
das placas. Os fatores preponderantes para a adoção do
alumínio foram sua leveza visual, funcionalidade, durabilidade,
resistência ao clima e facilidade de limpeza. O policarbonato e o vidro também são resistentes e permitem cores e ilustrações ilimitadas. Além disso, interferem o mínimo possível na
arquitetura ou no monumento sinalizado e suas superfícies
danificadas podem ser facilmente reparadas. O bronze é usado
unicamente nos bens tombados em nível federal, constituindo-se
em um selo de identificação.
Planejamento do Texto
O texto, sempre que possível, deve estar dividido em blocos
com títulos ou subtítulos, ser sintético, interessante e, de
preferência, vir acompanhado de ilustrações que revelem
situações importantes para a história, que não sejam óbvias,
ou que o visitante não perceba por si próprio. Nunca use
ilustrações apenas como decoração.
5.3.2.2 Placas interpretativas
A interpretação deve ser dirigida ao público, pois os
intérpretes tendem a interpretar para si mesmos, ou para seus
pares. É preciso pensar em quem está no outro extremo dessa
relação. Por isso, aconselha-se que o responsável pela
sinalização assuma o papel de visitante, colocando-se em seu
lugar, para perceber os problemas possíveis de serem
encontrados e, então, tentar solucioná-los.
O planejamento do texto das placas deve cumprir as
seguintes etapas:
* pesquisa;
* hierarquização;
* definição do que deve ser interpretado;
* resumo das informações, definição de temas, tópicos
e subtítulos;
* redação de texto;
* revisão e edição de texto;
* padronização de vocabulário e nomenclaturas;
* revisão final.
A sinalização interpretativa pode visar uma região, uma área,
um sítio ou um monumento, devendo começar pela pesquisa,
com vistas à hierarquização e à definição dos atrativos. Deve
conter os elementos mais importantes e as manifestações
mais representativas da localidade e acontecer na etapa inicial
do planejamento geral do projeto.
A pesquisa ocorre em dois níveis: pesquisa da área e do sítio
propriamente dito. A primeira é o inventário, que cobre a área
geográfica maior e que é a destinação do visitante ou sua
rota de viagem, e pode incluir diversos sítios. Neste momento
identifica-se os melhores sítios, com base nas possibilidades
de logística, tais como acesso, manutenção e instalações.
A segunda consiste na exploração detalhada do sítio,
permitindo a localização de todos os atrativos ali existentes.
Tal exploração se dá por meio do estudo dos registros
históricos, do levantamento de pesquisas anteriores, de
conversas com especialistas, historiadores ou antropólogos,
por exemplo, e com os habitantes locais.
À medida em que as pesquisas são realizadas, a
hierarquização dos atrativos acontece naturalmente, por meio
da seleção de temas e tópicos potenciais, alcançando-se o
nível de detalhamento que faz com que a interpretação seja
significativa para o público.
Após reunir informações e tomar decisões sobre o que deve
ser interpretado, um esboço de texto é redigido, levando-se
em consideração alguns princípios, tais como utilizar o menor
número de palavras que transmita o significado, indo direto ao
tema principal, com simplicidade e respeito à veracidade dos
fatos.
O texto deve ser revisto e editado, apresentando uma
imagem, situação ou conceito de maneira clara e precisa, de
tal modo que o visitante possa ler e formar opiniões. Deve-se
preferir substantivos e verbos, evitando-se o uso de adjetivos,
com vocabulário e nomenclaturas padronizadas, mantendo-se
coerência com as demais placas do projeto de sinalização
interpretativa. Procede-se então à revisão final e às correções
necessárias.
Planejamento gráfico
O planejamento gráfico refere-se à forma de apresentação
visual do conteúdo da placa de sinalização. Mesmo seguindo-se
as recomendações propostas neste Guia, existem decisões
que devem ser tomadas individualmente, levando-se em
consideração o usuário, as peculiaridades de cada atrativo, as
características físicas do local, tais como condições do terreno e clima, e os meios de produção acessíveis, eletrônicos ou
artesanais, bem como a disponibilidade de recursos
financeiros.
O desenvolvimento do projeto gráfico deve cumprir as
seguintes etapas:
* compatibilização do texto finalizado;
* escolha das ilustrações;
* elaboração de esboços;
* primeira revisão;
* arte-finalização;
* revisão final.
No processo de criação do designgráfico, é feita a escolha
das ilustrações e a adequação do texto finalizado ao
tamanho da placa, para que a quantidade de letras utilizadas
na impressão final garanta boa legibilidade. Seu corpo ou
tamanho deve permitir a leitura por duas ou três pessoas, ao
mesmo tempo, sem obrigar à aproximação exagerada do
leitor.
As ilustrações são um meio eficaz de se chamar a atenção do
visitante, pois uma boa figura vale mais que mil palavras.
Podem ser utilizados desenhos, fotos, mapas e esquemas,
cuidadosamente selecionados e adequados ao tema proposto.
Margens e espaços vazios valorizam a informação, podendo
destacar sua mensagem ou algum detalhe da placa. Todos os
elementos possuem um “peso”, que é criado pelo seu
tamanho, cor ou semelhanças entre si, devendo-se buscar o
equilíbrio, de forma sutil, visando uma leitura mais
compreensível e de fácil assimilação. Devem ser distribuídos
graficamente da esquerda para a direita, e de cima para baixo,
pois esse é o sentido tradicionalmente usado para a
organização de mensagens, sejam textos ou ilustrações.
A partir dessa etapa existe conteúdo suficiente para a
elaboração de esboços, que permitem verificar se a
mensagem está sendo transmitida de forma correta e
atraente, possibilitando a tomada de decisão sobre o produto
final. Neste momento ocorre a primeira revisão e em seguida
a arte-finalização da programação visual da placa. Por último,
faz-se a revisão final e as devidas correções.
Tipos de Placas
As placas apresentadas a seguir, baseadas na diversidade dos
bens culturais tombados, não se esgotam em si mesmas.
Outros tipos podem surgir para atender às especificidades
locais e valorizar seus elementos característicos.
Embora não exista um limite rígido para os tipos de placa,
nem para sua repetição em diversos pontos das áreas
sinalizadas, é preciso ter bom senso, para não haver excessos
na quantidade de placas e nas informações nelas contidas.
Cada caso deve ser estudado e analisado isoladamente, para
tentar levar ao visitante as informações necessárias à
adequada compreensão do local e melhor desfrute de sua
visita. Sempre que possível, devem ser acrescentadas
sugestões de roteiros, do entorno ou da região.
Placa de Mirante
É implantada em locais que tenham pontos estratégicos de
observação. Deve contemplar informações gerais sobre a
região, a partir de desenho representativo, localizando
atrativos de interesse, isolados ou em conjunto, na paisagem
que está sendo observada. Podem constar ainda mapas com
roteiros regionais, apresentados em uma área menor da placa.
Placa de Região
Deve ser implantada em áreas abertas, de grande circulação
de turistas, tais como praças ou pátios de monumentos,
pontos de acesso à cidade, terminais rodoviários, aeroporto etc.
Deve conter informações gerais, situando o monumento,
cidade ou sítio no contexto regional e histórico, assinalando as
possibilidades de visitação, com sugestão de roteiro e
informações sobre as distâncias entre os bens culturais
próximos àquela área.
Placa de Área Tombada
Deve ser implantada em áreas abertas, de grande circulação
de turistas, preferencialmente próxima a monumentos de
maior relevância para o conjunto tombado.
Deve situar o perímetro de tombamento em relação à região
ou cidade, seu entorno e principais bens, sejam eles de caráter
arquitetônico, natural ou arqueológico, entre outros, e
apresentar num mapa esquemático os demais atrativos de
interesse. Pode ainda oferecer opções de caminhos de
visitação, eventualmente com indicações dos meios de
locomoção disponíveis.
Para cidades onde existam vários conjuntos tombados, o
conteúdo da placa deve contemplar cada conjunto
individualmente, assinalando os demais em um mapa
esquemático, e seus respectivos roteiros de visitação.
Para melhor informar o visitante, o significado do termo
“tombamento” pode ser indicado na placa da seguinte forma:
Tombamento é o instrumento jurídico, do Poder Público, de
proteção legal de um bem cultural.???????????????????????
Placa Externa de Monumento
Deve ser fixada na fachada do monumento, confeccionada em
materiais transparentes, com informações básicas sobre o
bem, situando-o no contexto geral do lugar.
Placa Interna de Monumento
Deve ser confeccionada de forma a não interferir no bem
cultural, contendo informações sobre o monumento e, quando
existir, sobre seu acervo. Sempre que possível deve ser
ilustrada, para facilitar a interpretação.
A quantidade de placas e sua fixação dentro dos monumentos
está limitada às características de cada local, recomendando-se
entre uma e três por monumento.
Suas dimensões e modulações devem ser avaliadas caso a
caso, tomando-se como referência as recomendações deste
Guia.
Placa de Sítio Arqueológico e Patrimônio Natural
Existem dois tipos de placas possíveis: uma que apresenta o
conjunto do sítio arqueológico ou do patrimônio natural e
outra para bens isolados.
A placa relativa ao conjunto pode ter desdobramentos à
medida que o visitante percorra a área. Nela devem estar
apresentados os pontos relevantes que são objeto de
interpretação. Deve ser localizada no principal acesso,
contemplando todas as possibilidades de visitação do sítio ou
da região delimitada, os roteiros e um breve texto de
interpretação genérica.
A placa de bem isolado, deve interpretá-lo detalhadamente,
com a utilização de ilustrações, tais como mapas e fotografias,
e com textos claros e objetivos.
É preciso dar atenção especial às placas de sinalização de
sítios arqueológicos, que são protegidos por legislação
específica exigindo, portanto, a inclusão obrigatória do
seguinte texto:
Este sítio faz parte do Patrimônio Cultural Brasileiro e está
protegido pela Constituição Federal e pela Lei nº 3.924/61. A
destruição ou retirada de qualquer material ou remoção de
terra deste local constitui crime sujeito às penas de multa e
detenção.?????????????????????????????????????????????????
Placa de Identificação de Espécies Vegetais
Deve ser fixada em áreas de patrimônio natural, identificando
as espécies vegetais, pelos nomes científicos e populares, ou
informando, sempre que possível, dados quanto à origem,
plantio ou raridade de uma espécie.
Placa de Bronze
Deve ser fixada em áreas de patrimônio natural, identificando
as espécies vegetais, pelos nomes científicos e populares, ou
informando, sempre que possível, dados quanto à origem,
plantio ou raridade de uma espécie.
A placa de bronze é o selo de identificação de monumento
tombado em nível nacional e deve ser fixada em sua base. Ela
contém a inscrição Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Placa Externa de Monumento
Placa Interna de Monumento
Placa de Sítio Arqueológico e Patrimônio Natural
Placa de Identificação de Espécies Vegetais
Recomendações Gráficas
Estrutura
Todas as placas são divididas em duas áreas de cor, volume
ou material diferentes, exceto a placa de bronze, que é selo de
monumento nacional, e a placa transparente fixada na parte
externa do bem. Na faixa superior, entram o título, que
identifica a família da placa, e os logotipos das instituições
responsáveis pelo tombamento dos bens culturais, quando for
o caso. Deve-se lembrar que mensagens ou publicidade de
qualquer espécie não podem constar das placas de
sinalização.
Cores
A área da placa que contém informações é bege, referências
número 155 da escala Pantone, ou a composição 10% de
magenta e 30% de amarelo da escala de quadricromia -CMYK,
com texto grafado em preto. A faixa superior é
marrom, referências número 4695 da escala Pantone, ou a
composição 80% de magenta, 100% de amarelo e 70% de
preto da escala de quadricomia - CMYK, com o título grafado
em bege. Cabe lembrar que cor e contraste são importantes
para tornar o texto legível, principalmente para pessoas com
dificuldade visual.
Tipografia e Texto
A letra dos títulos, subtítulos e capitulares utiliza a fonte
Trajan. Textos e legendas utilizam o tipo Frutiger Light
Condensed.
Os textos devem ser divididos em colunas, de forma a facilitar
a leitura das placas interpretativas. Podem conter ainda
informações em braile e/ou em língua estrangeira. Nesses
casos são previstos textos menores para uma correta
distribuição dos espaços. Para as Placas Externas de
Monumento, que possuem tamanho reduzido, o texto é
apresentado em um único bloco.
Ilustrações
Todas as placas podem ser providas de mapas e de outras
ilustrações que auxiliem a compreensão dos textos e a
visualização do entorno, exceto as placas Externa de
Monumento e a de Bronze. Texturas e volumes tornam as
ilustrações mais interessantes. Quando o método de
reprodução dessas imagens for eletrônico, obtém-se maior
qualidade.
Impressão da informação
Neste Guia são indicadas algumas alternativas de técnicas de
impressão, onde devem ser consideradas as situações
particulares de cada local. Os processos apresentados abaixo
mostram a ordem de preferência em relação à sua qualidade.
1º) Impressão eletrônica, em papel fotográfico encapsulado
com proteção UVA e UVB.
2º) Impressão eletrostática encapsulada com proteção de vinil
transparente de alta performance.
3º) Impressão em ploter sobre vinil auto-adesivo com proteção
de vinil transparente de alta performance.
4º) Impressão em serigrafia.
Especificações para confecção das placas
Os materiais e processos sugeridos, embora não representem
as alternativas construtivas mais baratas, foram escolhidos
devido a sua maior durabilidade e facilidade de manutenção
das placas.
Outras alternativas podem ser utilizadas em função do projeto
elaborado e de acordo com os recursos técnicos e financeiros
disponíveis.
Modelo 1
Placas de Mirante, Região, Área Tombada, Sítio Arqueológico,
Patrimônio Natural e similares.????????????????????????????????????
Estrutura
A superfície de informação dessas placas é curva, sendo o seu
suporte composto por um tubo horizontal fixado a um pilarete
vertical de secção retangular, presente em apenas um dos
lados. Isso gera uma estrutura em balanço, que garante um
aspecto de leveza, impedindo a placa de encobrir o atrativo de
interesse de visitação.
A superfície onde são impressas as informações é
confeccionada em chapa de alumínio de 3mm, medindo
125cm x 70cm, quando planificada. Pode ainda ter a medida
de 80cm x 60cm, se instalada em área de pouca circulação.
Espaços muito abertos, como mirantes, permitem o uso de
placas maiores, enquanto espaços reduzidos necessitam de
placas menores. É também prevista, para áreas muito grandes,
a presença de duas peças de 80cm lado a lado, totalizando
160cm de informação.
A altura e a inclinação da placa foram determinadas visando a
acessibilidade da cadeira de rodas, conjugada ao conforto de
leitura de usuários de perfis físicos diferentes. Considerou-se
os dados antropométricos da mulher no percentil 5 (baixa) e
do homem no percentil 95 (alto), e o ângulo confortável de
movimentação cervical.
Sob a placa curva, confeccionada em chapa de alumínio de
3mm, reforços não aparentes de chapa recortada (cambotas)
são soldados à ela e ao tubo, configurando um conjunto
único. As bordas externas apresentam uma simulação de
espessura, obtida com barra chata de 32mm, fixada com solda
de topo ao longo do perímetro da placa.
Esse conjunto deve ser fixado ao pilarete por meio de
parafusos discretamente posicionados. O tubo deve ser de
alumínio, com diâmetro de 10cm (4”), parede de 4mm e
fechado nas extremidades. Finalmente, o pilarete é
confeccionado com barra chata de 5/32” ou 4mm, com 30cm
de largura (face lateral) e 6cm de espessura (face frontal).
O pilarete deve ter aproximadamente 20% de seu
comprimento externo (22cm) enterrado numa cavidade de
40cm de diâmetro, preenchida com concreto socado (pedra,
areia e cimento). Caso o terreno onde a peça será instalada
seja instável, esta proporção deverá ser revista.
É necessário um “ancorador” ou “pé-de-galinha” para
impedir a movimentação da peça. Esta subestrutura pode ser
conseguida com duas barras chatas de 4mm x 32mm e
aproximadamente 12cm de comprimento, no sentido
transversal da menor face do pilarete.
Os pilaretes são demarcados com um anel ou pintura em
outra cor, que determina o nível de profundidade no solo,
garantindo a uniformidade de altura das placas.
Cores
A área da placa que contém informações é bege, referências
número 155 da escala Pantone, ou a composição 10% de
magenta e 30% de amarelo da escala de quadricromia –
CMYK. A faixa superior, com o título, é marrom, referências
número 4695 da escala Pantone, ou a composição 80% de
magenta, 100% de amarelo e 70% de preto da escala de
quadricomia – CMYK, conforme tabela de cores apresentada
no item 5.3.2.1 - Placas Direcionais.O título é grafado em
bege e o texto em preto. As ilustrações podem ser coloridas,
conforme o processo de impressão adotado.
Tipografia e Texto
A letra dos títulos, subtítulos e capitulares utiliza a fonte
Trajan. Os textos e legendas utilizam a fonte Frutiger Light
Condensed.
Os textos devem ser divididos em colunas, de forma a facilitar
a leitura. No caso de placas com uma única coluna de texto,
a largura máxima dessa coluna não pode ultrapassar 70cm.
132
A altura da letra maiúscula, também conhecida como caixa
alta, não deve ser inferior ao corpo 40 equivalente a
aproximadamente 1cm.
O espaço reservado ao texto pode ainda ser dividido em dois
ou três blocos, de forma a contemplar informações em língua
estrangeira e/ou braile. Nesses casos, reduz-se o conteúdo do
texto, não devendo o tamanho da letra maiúscula ser menor
que 1cm de altura.
Ilustrações
Todas as placas contêm mapas, e sempre que a escala
permitir, devem informar o visitante sobre sua localização,
usando, por exemplo, a frase Você está aqui.
Impressão das informações
Os processos de impressão das informações visuais
apresentados a seguir, para este modelo, seguem uma ordem
de preferência tendo como base a sua qualidade.
1º) Impressão eletrônica, em papel fotográfico encapsulado
com proteção UVA e UVB.
2º) Impressão eletrostática encapsulada com proteção de vinil
transparente de alta performance.
3º) Impressão em ploter sobre vinil auto-adesivo com proteção
de vinil transparente de alta performance.
4º) Impressão em serigrafia.
Os três primeiros métodos são digitais, extraídos de arquivos
eletrônicos, garantindo o uso de uma infinidade de cores,
efeitos e meios-tons. O quarto processo não é adequado para
reproduzir imagens complexas. Neste caso, os mapas e
ilustrações devem ter desenhos simples, utilizando-se de cores
chapadas e em poucas variedades.
Em qualquer um dos processos, a chapa curva deve ser
entregue pronta, com a programação visual instalada na sua
superfície, para o fornecedor que fará a parte estrutural.
Modelo 2
Placa de Identificação de Espécies Vegetais
Estrutura
Em proporções diferentes (superfície de informações com
35cm x 22cm), repete as formas principais do Modelo 1,
porém com sustentação dos dois lados, para facilitar o
nivelamento, quando enterrado, e a resistência a situações de
vandalismo e apoio dos pés. Repetem-se também as
especificações de produção do modelo anterior.
Cores
Seguem as mesmas especificações do Modelo1.
Tipografia e Texto
As mensagens devem ser lidas com relativo afastamento,
recomendando-se que as letras adotadas não tenham
tamanho inferior a 1,5cm de altura para a letra maiúscula ou
caixa alta, equivalendo aproximadamente ao corpo 55 da
Frutiger Light Condensed, com entrelinha do corpo 70, ou
aproximadamente 2,5cm, da base da caixa alta da primeira
linha à base da caixa alta da segunda linha. Por se tratar de
uma placa de tamanho reduzido, as informações são
apresentadas em um único bloco.
Ilustrações
Esta placa pode receber ilustrações em desenhos da totalidade
ou de detalhes da vegetação identificada.
Impressão da informação
Seguem as mesmas especificações do Modelo 1.
Modelo 3
Placa Externa de Monumento?????????????????
Estrutura
Esta placa tem formato de 30x30cm, sendo confeccionada em
material transparente e fixada na fachada do monumento,
com afastamento de aproximadamente 2cm da parede.
Os dois materiais possíveis, para este caso, são o vidro e o
policarbonato, com 15mm de espessura. O vidro é quebrável,
mais caro e de manipulação mais complexa. O policarbonato
arranha com facilidade, entretanto, pode ser polido em sua
face externa, caso o texto seja impresso em seu lado interno.
Cores
Tanto o vidro quanto o policarbonato devem ser utilizados na
sua forma transparente e incolor, com as letras grafadas em
preto.
Tipografia e Texto
As mensagens devem ser lidas com relativo afastamento,
recomendando-se que as letras adotadas não tenham altura
inferior a 1cm para a letra maiúscula ou caixa alta,
equivalendo ao corpo 40/50 da Frutiger Light Condensed, com
entrelinha de corpo 50 ou 1,7cm. Por se tratar de uma placa
de tamanho reduzido, as informações são apresentadas em
um único bloco.
Ilustrações
Esta placa não recebe ilustrações.
Impressão das Informações
Os dois processos viáveis para a impressão das informações são:
* vinil de alta performance recortado eletronicamente de
forma espelhada, para ser aplicado por trás da placa;
* impressão serigráfica por trás da placa.
Modelo 4
Placa Interna de Monumento
Estrutura
Em função da escala referencial, e com o objetivo de interferir
o mínimo possível nos interiores dos monumentos, estas
placas devem ser menores que as externas, com seu conteúdo
dividido em módulos e aplicados preferencialmente sobre
fundo transparente, permitindo a visualização do ambiente.
Os dois materiais possíveis são o vidro, em chapas de 10mm,
e o policarbonato, em chapas de 5mm. Cada módulo deve ser
de 80cm x 100cm, não sendo recomendado o uso de mais de
três módulos num mesmo ambiente. Sua estrutura pode ser
pendurada ou auto-portante, a fim de se adequar mais
facilmente à diversidade dos interiores. Para ambas as
estruturas manterem coerência formal com a sinalização
interpretativa, o detalhe em curva é aplicado no topo. E, em
casos especiais, os dois modelos, podem ter o vidro ou
policarbonato substituídos por duas chapas de alumínio de
1,5mm, de forma a possibilitar leitura nas duas faces.
Por dentro da curva passam os elementos de sustentação. Nas
placas suspensas, esse elemento é um cabo de aço inoxidável
com proteção plástica, sendo necessário um tipo de nivelador
de altura, para igualar os dois lados. Na placa auto-portante,
um tubo de aproximadamente 4,5cm de diâmetro é preso na
barra de sustentação dos dois lados. Uma estrutura
perpendicular a ela (tubo ou barra), junto ao chão, impede
que a peça tombe.
Cores
Seguem as mesmas especificações do Modelo 1 para as
placas opacas e as mesmas especificações do Modelo 3 para
as placas transparentes.
Tipografia e Texto
Os títulos, subtítulos e capitulares utilizam a fonte Trajan.Nos
textos e legendas é usada a Frutiger Light Condensed.
O tamanho da letra deve prever a leitura por mais de uma
pessoa simultâneamente, não podendo ser muito pequeno.
A altura da letra maiúscula, também conhecida como caixa
alta, não deve ser inferior ao corpo 55 equivalente a
aproximadamente 1,5cm, mas sugere-se letras entre 1,5cm e
2cm, equivalendo ao corpo 62.
O espaço reservado ao texto pode ainda ser dividido em dois
ou três blocos, de forma a contemplar informações em língua
estrangeira e/ou braile. Nesses casos, resume-se o conteúdo
do texto, não devendo o tamanho da letra maiúscula ser
menor que 1cm de altura.
Ilustrações
As imagens devem ser, em sua maioria, recortadas,
permanecendo em fundo transparente, mesmo nos casos das
ilustrações em traço.
Impressão das Informações
A superfície de impressão do texto pode ser confeccionada em
vinil recortado, com saída a partir de arquivo eletrônico,
quando a letra for superior a 1,5cm de altura ou, como
segunda opção, impressa em processo serigráfico, porém de
qualidade inferior. Alguns fornecedores de ploter de vinil
trabalham com letras de 1cm de altura, mas a qualidade,
tanto de recorte quanto de colagem, é menos garantida.
Desenhos ou fotos devem ser impressos separadamente. A
preferência é dada para as saídas eletrônicas, que são mais
resistentes e perfeitas. As fotos de peças e detalhes devem ser
recortadas de forma a gerar diagramação leve e com o
máximo de transparência possível.
As letras de vinil, imagens em adesivos e principalmente a
impressão de serigrafia (letras e desenhos a traço) devem ser
aplicadas por trás da chapa e protegidas com outra placa
cristal, para não se danificarem com a limpeza.
Modelo 5
Placa de Bronze
Estrutura
Medindo 20cm x 20cm, deve ser fixada diretamente na
parede do monumento, com base a 40cm, a partir do nível do
solo.
Estrutura
Medindo 20cm x 20cm, deve ser fixada diretamente na
parede do monumento, com base a 40cm, a partir do nível do
solo.
Cores
É confeccionada na cor natural do bronze, com a inscrição das
letras em alto-relevo na cor preta.
Tipografia e Texto
O tipo da letra é Trajancaixa alta, com corpo 62, equivalente
a aproximadamente 1,6cm de altura e a distância entre elas é
de 4cm da base da primeira linha à base da segunda linha.
Recebe a seguinte inscrição em alto-relevo:? Patrimônio
Histórico e Artístico Nacional.??????????????????/
Ilustrações
Esta placa não recebe ilustrações.
Impressão das Informações
O texto é fundido em alto relevo junto com a placa.
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