Fototecas

NAC_Fortificacoes_Fortim_de_Sao_Francisco_PE

Fototeca Fortins

Patrimônio Material - Fortificações

Os fortins, da mesma forma que outras edificações da arquitetura militar, foram erguidos em locais estratégicos para a defesa dos habitantes das primeiras povoações e vilas brasileiras contra os  invasores que chegavam, principalmente, pelo…

NAC_Fortificacoes_Farol_da_Pedra_da_Baleia_BA

Fototeca Faróis

Patrimônio Material - Fortificações

Os faróis de sinalização que orientam a navegação são monumentos da arquitetura militar e centenas deles foram construídos ao longo de toda a costa brasileira. Apesar da tecnologia disponível em navios e outras embarcações, os faróis permanecem…

BA_FER_Estacao_da_Calcada

Fototeca Ferrovias Brasileiras

Patrimônio Ferroviário

Os  bens oriundos da extinta Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA) estão distribuídos por 18 estados, além do Distrito Federal, e dentre os bens analisados pelo Iphan, 639 foram inscritos na Lista do Patrimônio Cultural Ferroviário. A maior parte…

MS_Corumba

Fototeca Portos

Patrimônio Material

Devido à extensão de sua fronteira marítima - 7.367 km de litoral banhado pelo Oceano Atlântico - e dos grandes rios navegáveis, os portos sempre tiveram grande importância histórica, cultural e econômica para o Brasil. Muitos portos fluviais,…

Igreja de São Miguel

Fototeca Igrejas

Patrimônio Material - Arquitetura Religiosa

O Brasil nasceu na Bahia e Salvador foi sua primeira capital, onde começaram a se concentrar vários edifícios religiosos. O mesmo ocorreu em povoações que surgiram em todo o país, do litoral ao sertão e nas vilas escondidas entre as montanhas,…

SP_Sao_Paulo

Fototeca Teatros

Patrimônio Material

Alguns dos teatros construídos no Brasil, durante o século XIX, estão entre os mais importantes bens tombados pelo Iphan. O Teatro Amazonas, erguido em Manaus (AM), é uma obra que retrata a riqueza da Região Norte, durante o Ciclo da Borracha. Em…

SP_Brodowski

Fototeca Residências

Patrimônio Material

Várias residências tombadas pelo Iphan foram restauradas e, atualmente, abrigam algumas das Superintendências e Escritórios Técnicos do Instituto, em diferentes estados. Entre esses bens protegidos como Patrimônio Cultural Brasileiro, em Minas…

BA_Engenho_Matoim_Candeias

Fototeca Habitações Rurais

Patrimônio Material

As habitações rurais que guardam a história da ocupação das terras do interior do Brasil formam um conjunto de bens que também são protegidos pelo Iphan. Entre esses imóveis estão o Engenho Matoim (Candeias/BA) e o Engenho São Pedro (Engenho…

NAC_Personalidades_Candido-Portinari_Antonio-Bento_Mario-de-Andrade_Rodrigo-Melo-Franco

Fototeca Personalidades e Presidentes

História do Iphan

Desde sua criação, em 1937, o Iphan se beneficiou do trabalho e da criatividade de grandes nomes da história e da cultura brasileira. O anteprojeto de lei que criou o Instituto foi elaborado pelo escritor e poeta Mario de Andrade e outros…

Registros encontrados: 27

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin