Cidade de Goiás recebe mais uma edição do Concerto de Páscoa

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por meio de sua Superintendência em Goiás, promove mais uma edição do Concerto de Páscoa, na cidade de Goiás. Realizado tradicionalmente no Sábado Santo, na Igreja do Rosário, a apresentação musical já é parte consolidada da programação da Semana Santa na cidade. Todavia, esse ano o Concerto de Páscoa terá uma edição comemorativa, em homenagem aos 80 anos do Iphan e ao Centenário do Frei Nazareno Confaloni. Padre dominicano, pintor e professor, Confaloni é autor dos afrescos Os Mistérios do Rosário, da Igreja do Rosário, e foi considerado um dos pioneiros da arte moderna em Goiás.

Essa edição do Concerto será executada pelos músicos Andréa Luísa Teixeira (piano),  Antônio Marcos Cardoso (trompete) e Marcos Botelho (trombone). Além do Iphan, a apresentação conta ainda com o apoio da Prefeitura Municipal de Goiás, Restaurante Flor de Ipê, Crosara Advogados, Ordem dos Pregadores Frades Dominicanos e da Diocese de Goiás.

Sobre os músicos: 

Andréa Luísa Teixeira
Doutoranda em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa (Portugal) e mestre em Etnomusicologia pelo Conservatório Brasileiro de Música, Andréa trabalha como pianista camerista da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás e pesquisadora etnomusicóloga da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Tem divulgado a música luso-brasileira em países das três Américas, Europa e Ásia. Como bolsista, fez cursos de aperfeiçoamento pianístico na Universität Mozarteum (Salzburg-Áustria) e em Musicologia na Universidade de Santiago de Compostela (Espanha). Detentora de 18 prêmios nacionais e internacionais de piano, entre eles: 3º lugar no Concurso Internacional de Piano Maryse Cheilan (França) e 1º lugar no Concurso Villa-Lobos (São Paulo). É também autora do livro A Densidade do Próprio na Folia de Reis: uma investigação acerca de tempo, mito, memória e sentido, integrante do Núcleo de Investigação Caravelas, colaboradora do Centro de Estudos em Sociologia e Estética Musical (Universidade Nova de Lisboa), além de membro-fundadora da Academia dos Renascidos.

Antônio Marcos Cardoso
Professor de trompete da Universidade Federal de Goiás. Por vinte anos, ocupou a posição de Primeiro Trompete da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo e a cadeira de Professor de Trompete da Faculdade de Música do estado, onde cursou o Bacharelado em Trompete. Na UNIRIO, sob orientação do Prof. Nailson Simões, adquiriu os títulos de Mestre e Doutor em Música (Práticas Interpretativas). Como solista, apresentou os concertos para trompete de vários compositores sob a regência dos maestros Cláudio Antunes, Helder Trefzger, Leonardo David, Modesto Flávio, Marcos Arakaki, Isaac Karabtchevsky e Jarbas Cavendish. Realizou recitais em diversas cidades do Brasil e exterior e é também integrante da Banda Pequi – Orquestra de Música Brasileira da UFG, membro fundador do Brazilian Trumpet Ensemble e coordenador do grupo Trompetes do Cerrado, com apresentações nas conferências anuais da International Trumpet Guild, em 2014 e 2015, nos EUA.

Marcos Botelho
Graduado em Música - trombone e mestre em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, atualmente é professor de trombone e Música de Câmara na Universidade Federal de Goiás e doutorando em Música pela Universidade Federal da Bahia. Integra o Quinteto Metais do Cerrado e o Duo Martins-Botelho ao lado da pianista Martha Martin, além de ser coordenador do grupo Trombones Goianos. Foi convidado e realizou conferências, master-class e cursos de curta duração em várias universidades do Brasil e exterior. Já apresentou trabalhos de pesquisa e artísticos em diversos congressos do Brasil, Portugal, Argentina e Peru, foi premiado em diversos prêmios nacionais e atuou como trombonista convidado em inúmeras Orquestras como a Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Sinfônica Pró-Música Petrobras e Orquestra Filarmônica de Goiás. Foi regente convidado de alguns grupos nacionais e estrangeiros, tais como Rigerwood Symphonic Band (New Jersey – EUA) e Bayernvolkblästband (Freyung-Grafenau- Alemanha).

Serviço:
Concerto de Páscoa da cidade de Goiás

Data: 15 de abril de 2017 (Sábado Santo) 
Horário: 18h
Local: Igreja do Rosário

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Fernanda Pereira – fernanda.pereira@iphan.gov.br 
Déborah Gouthier - deborah.gouthier@iphan.gov.br
(61) 2024-5512- 2024-5504 - 2024-5511
Superintendência do Iphan/GO: (62) 3224-6402/3224-1310
www.iphan.gov.br 
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr 
www.youtube.com/IphanGovBr | www.instagram.com/IphanGovBr   

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin