Concerto de Páscoa, na cidade de Goiás, chega a sua 13ª edição

Com um repertório de músicas luso-brasileiras, a cidade de Goiás recebe, no próximo dia 31 de março, a 13ª edição do Concerto de Páscoa. Promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por meio de sua Superintendência em Goiás, o espetáculo já é parte integrante da programação da Semana Santa na cidade, sendo realizado tradicionalmente no Sábado Santo. 

Nesta edição, o público poderá conhecer o trabalho do Quarteto UFG, formado por violino, piano e duas flautas, entoados pelos músicos Andréa Luísa Teixeira, Anderson Rocha, Luis Carlos Furtado e Robervaldo Linhares Rosa. O repertório conta com canções feitas especialmente para essa formação, com composições do século XVIII ao XX. Em 2018, a realização do Concerto de Páscoa de Goiás é uma parceria do Iphan com a Prefeitura Municipal de Goiás, Restaurante Flor de Ipê, Diocese de Goiás, Ordem dos Pregadores Frades Dominicanos, Museu Casa de Cora Coralina, Crosara Advogados, e a Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (UFG).
 
Sobre os músicos
Anderson Rocha é doutor pela Universidade de Brasília, mestre em violino pela Louisiana State University (EUA) e mestre em musicologia pela Universidade de São Paulo. Em 1992, obteve o primeiro prêmio em música de câmara no III Concurso Nacional Souza Lima (SP), atuando a partir de então em importantes salas de concerto do país, em gravações para a Rádio e TV Cultura de São Paulo, e CDs pelos selos Paulus e Som Puro. Tem integrado várias formações sinfônicas e grupos de câmara tais como: Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, Mississippi Symphony Orchestra, Meridian Symphony Orchestra, Orquestra de Câmara de Mato Grosso e Quarteto Aureus, além de festivais e cursos de aperfeiçoamento no Brasil e Espanha.

Andréa Luísa Teixeira é doutoranda em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa (Portugal), mestre pelo Conservatório Brasileiro de Música no Rio de Janeiro e graduada em performance (piano) pela UFG, onde trabalha desde 1993 como pianista co-repetidora. Obteve 18 prêmios nacionais e internacionais de piano, entre eles, o 1º lugar como intérprete de Villa-Lobos, no Concurso Villa-Lobos (SP), e o terceiro lugar na categoria profissional do Concurso Maryse Cheillan (França). Já se apresentou no Carnegie Hall (EUA), Centro Nacional de las Artes (México), Teatro São Carlos (Portugal), Venetian Theater (China) e durante a entrega do prêmio Nikolaus Harnoncour (Suíça).

Luís Carlos Furtado é doutor pela Universidade de Brasília, com bolsa de doutorado sanduíche na Universidade de Lisboa (Portugal). É professor de flauta transversal na Escola de Música e Artes Cênicas da UFG, onde se formou também em performance (flauta). Estudou com Klaus Schohow, em Munique (Alemanha) e Eduardo Monteiro, Odette Ernest Dias, Jean Noel Saghaard, Norton Morozowicz e Auréle Nicolet, no Brasil. Atuou como flautista na Orquestra Sinfônica de Goiás e Orquestra Filarmônica de Goiás, e solou com a Orquestra de Câmara Goyazes.

Robervaldo Linhares Rosa é pianista e musicólogo, vencedor do Prêmio Funarte de Produção Crítica em Música (2013), Prêmio Concurso Nacional de Piano Art-Livre (2002) e Prêmio Concurso Nacional de Piano do Instituto Brasil-Estados Unidos (1997). Doutor pela Universidade de Brasília, mestre em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e bacharel em Música, instrumento Piano, pela UFG. É professor nesta instituição desde 2009, onde foi coordenador do curso de Licenciatura em Música (2012-2015) e desenvolve pesquisas que procuram conciliar a prática musicológica com a prática interpretativa. Grande intérprete e divulgador do repertório dos séculos XX e XXI, sobretudo da obra de Seymour Bernstein, Almeida Prado e Estércio Marquez Cunha. Em 2014, publicou "Como é bom poder tocar um instrumento: pianeiros na cena urbana brasileira" (Cânone Editorial), livro contemplado com o Prêmio Funarte de Produção Crítica em Música 2013.


Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Fernanda Pereira – fernanda.pereira@iphan.gov.br 
(61) 2024-5533 – (61) 99381-7543
Terezinha Sugizaki – terezinha.araujo@iphan.gov.br
(62) 3224-6402
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin