Romaria de Carros de Boi da Festa do Divino Pai Eterno de Trindade (GO) é retratada em exposição

Expressão de fé e de resgate da tradição, a Romaria de Carros de Bois da Festa do Divino Pai Eterno de Trindade (GO), reconhecida como Patrimônio Cultural do Brasil desde 2016, ganhou exposição que foi aberta no dia 28 de junho, no Cineteatro Afipe, com a presença de romeiros e autoridades. 

A superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Estado de Goiás (Iphan-GO), Salma Saddi, recebeu os convidados explicando a importância da mostra. “A Romaria de Carros de Boi é o retrato do Centro-Oeste do Brasil. E neste ano, o Iphan por meio da exposição, reconhece Trindade tanto no aspecto material quanto imaterial, associados à devoção ao Divino Pai Eterno, mantendo viva a fé, a tradição das práticas e celebrações religiosas”. Ela explicou que o aspecto imaterial está representado pela tradição dos romeiros e o material está presente por meio da Igreja Matriz de Trindade, que tem relação direta com a Festa do Divino Pai Eterno, uma das maiores celebrações religiosas do país.

A exposição é uma iniciativa do Departamento de Patrimônio Imaterial do Iphan-DPI, por meio da Superintendência do Iphan no Estado de Goiás e trata-se de uma das ações do Plano de Salvaguarda que visa o apoio e a divulgação do bem cultural relacionado às antigas práticas cotidianas da vida rural. A presidente do Iphan, Kátia Bogéa, destaca a amplitude da política do Patrimônio Cultural tem como importante frente de atuação o plano de salvaguarda. “É responsabilidade do Iphan a ampla promoção e divulgação do bem cultural registrado. A exposição, além de divulgar a importância patrimonial da celebração, também valoriza seus praticantes e revela para a sociedade em geral as riquezas culturais do nosso país”. 

A mostra, que ficará exposta até o dia 31 de julho, apresenta a Romaria de Carros de Boi no contexto da Política de Preservação do Patrimônio Cultural, contemplando ainda outros bens registrados pelo Iphan no Estado de Goiás, como a Festa do Divino Espírito Santo de Pirenópolis e o Modo de Fazer Boneca Karajá. Também estão retratadas outras celebrações no Brasil, como a Festa do Senhor do Bonfim, na Bahia; as Festas do Divino Espírito Santo de Paraty (RJ) e de Sant´Anna de Caicó (RN). A exposição conta com a parceria da Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe), da Prefeitura Municipal de Trindade e do Governo do Estado de Goiás.

O Padre Benedito Moreira da Silva é um dos carreiros da Festa do Divino Pai Eterno de Trindade e há 45 anos participa da celebração. A festa reúne milhões de fiéis todo ano. Só de Damolândia (GO), cidade natal do Padre Benedito, que fica a 75 quilômetros de Trindade, participam cerca de duas mil pessoas com 80 carros de boi. “Nós dizemos que em Damolândia são dois calendários, um antes e depois da Romaria. Antigamente era o carro que levava o Romeiro, e hoje em dia mudou, são os Romeiros que fazem questão de levar o carro. Ter uma exposição sobre esse nosso cotidiano é muito importante ”, afirma. 

Depois de Trindade, a mostra será itinerada para outros municípios onde se concentram os romeiros, e que todos os anos percorrem o caminho da fé por meio da Romaria de Carros de Boi até a Festa do Divino Pai Eterno.

 

Serviço:
Exposição Romaria de Carros de Boi da Festa do Divino Pai Eterno de Trindade (GO)
Data: 
Até 31 de julho 
Horário: Das 8h às 23h até o dia 7 de julho 
Do dia 8 até dia 31 (aberta só fim de semana) 
Sexta - 15h às 22h
Sábado - 8h às 23h
Domingo -15h às 21h
Local: Cineteatro Afipe - Rua Dr. Irany Ferreira, 26, Centro (Praça da Matriz), Trindade (GO) - Entrada gratuita

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Fernanda Pereira – fernanda.pereira@iphan.gov.br
Mécia Menescal – mecia.menescal@iphan.gov.br 
(61) 2024-5511- 2024-5513 - 2024-5531
(61) 99381-7543
Marianne Cardoso - 
marianne.cardoso@iphan.gov.br 
(62) 3224-6402
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin