Carreiros da Romaria de Carros de Boi da Festa do Divino Pai Eterno de Trindade(GO) são homenageados

O toque do berrante e do ranger dos carros bois nas ruas de Trindade/GO anunciou mais um desfile da Romaria de Carros de Boi da Festa do Divino Pai Eterno. Vindos de diversos municípios goianos, eles percorreram no 4 de julho, a rua da Igreja Matriz do Divino Pai Eterno onde receberam a bênção na presença de amigos, parentes, devotos e autoridade, e depois seguiram para concentração no Carreiródromo.

O epicentro da Romaria é em Trindade, mas os fiéis saem de diversas cidades de Goiás e de Estados próximos, sendo a passagem dos carros o momento mais importante para os que fazem o desfile e de muita emoção para os que acompanham a tradição que acontece desde o século XIX.

Em 2016, a Romaria de Carros de Bois da Festa do Divino Pai Eterno de Trindade foi reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Cultural do Brasil, e a cada Festa, o Instituto realiza ações de modo a divulgar, homenagear e reconhecer todos aqueles que fazem o caminho da devoção e peregrinação nos carros de boi.

Este ano, a superintendente do Iphan-GO, Salma Saddi e equipe, além dos diretores do Iphan, Hermano Fabrício Oliveira Guanais e Queiroz, do Departamento de Patrimônio Imaterial (DPI); e Robson Antônio de Almeida, do Departamento de Projetos Especiais (DPE), fizeram a entrega de uma medalha simbolizando a importância e a valorização desta manifestação religiosa e cultural do Centro-Oeste que atrai milhares de pessoas de várias partes do Brasil.

Entre os fiéis, há aqueles que participam pela primeira vez e os que já fazem o percurso há décadas, como o Sebastião José da Cunha, um dos organizadores de uma comitiva da cidade de Silvânia (GO). Ele faz questão de manter a tradição viva e destaca que a sensação de chegar a Igreja Matriz de Trindade após a viagem é emocionante. “Fazemos todo o percurso agradecendo as bênçãos que já recebemos. Participo com minha família há anos e a emoção só aumenta”, ressalta.

Outro exemplo é o do carreiro Clayton Fidelis, que todos os anos sai da cidade de Nerópolis (GO) com os carros de boi ao destino da Festa do Divino Pai Eterno de Trindade. Ele faz questão de levar o filho, Luiz Felipe Fidelis, de 9 anos, para participar do desfile. “Quero que ele siga e dê continuidade a essa tradição de fé e devoção ao Divino Pai Eterno. Aos poucos vou ensinando tudo a ele. O berrante, por exemplo, muito utilizado por nós, já é um instrumento que ele toca e se identifica muito”, conta.

Exposição

Para divulgação do bem cultural, a Romaria de Carros de Boi da Festa do Divino Pai Eterno de Trindade também ganhou uma exposição, que está instalada no Cineteatro Afipe, em Trindade. A mostra, aberta até o dia 31 de julho, conta a história da Romaria de Carros de Boi no contexto da Política de Preservação do Patrimônio Cultural, contemplando ainda outros bens registrados pelo Iphan no Estado de Goiás, como a Festa do Divino Espírito Santo de Pirenópolis e o Modo de Fazer Boneca Karajá. 

Depois de Trindade, a exposição será itinerada para outros municípios onde se concentram os romeiros, e que todos os anos percorrem o caminho da fé por meio da Romaria de Carros de Boi até a Festa do Divino Pai Eterno.

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Fernanda Pereira – fernanda.pereira@iphan.gov.br
Mécia Menescal – mecia.menescal@iphan.gov.br 
(61) 2024-5511- 2024-5513 - 2024-5531
(61) 99381-7543
Marianne Cardoso - 
marianne.cardoso@iphan.gov.br 
(62) 3224-6402
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

 

 

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin