Livro Patrimônios de Pirenópolis é lançado com noite de autógrafos no Cine Pireneus

Uma noite de autógrafos no dia 06 de setembro, no Cine Teatro Pireneus, em Pirenópolis, marcou o lançamento do livro Barro, Madeira e Pedra – Patrimônios de Pirenópolis, escrito pelo arquiteto e servidor do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) Silvio Cavalcante, e pela também arquiteta Neusa Cavalcante, sua irmã. O evento contou com a presença de acadêmicos, moradores do município, secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Juventude de Pirenópolis, Carlos Alberto Pojo de Rego, superintendente do Iphan-GO, Salma Saddi, além de outras autoridades locais.

O acervo patrimonial de Pirenópolis (GO), fundada no século XVIII com a descoberta do ouro, foi transformado em matéria-prima do livro Barro, Madeira e Pedra – Patrimônios de Pirenópolis. A cidade conta com um dos mais importantes acervos patrimoniais de todo o Centro-Oeste. Os casarões, as ruas e igrejas compõem o conjunto arquitetônico, urbanístico, paisagístico e histórico, tombado pelo Iphan em 1990.

Na obra, Silvio detalhou as técnicas de intervenções de restaurações de imóveis tombados e de elementos artísticos que acompanhou e vivenciou durante 20 anos, contribuindo para a preservação do Patrimônio Cultural. Também foram contextualizadas as características específicas da arquitetura colonial goiana, as ações voltadas à educação patrimonial, além de apresentar um rico acervo fotográfico e ilustrações de encher os olhos feitas por Eliel Américo e por designers primorosos, o quarteto Felipe Cavalcante, Gabriel Menezes, Luan Leão e Neno.

A superintendente do Iphan-GO, Salma Saddi, destacou que no livro o autor compartilha o seu aprendizado. “É uma obra riquíssima que traz detalhes de quem acompanhou as intervenções nos imóveis protegidos, de quem estudou soluções possíveis, resgatou e restaurou importantes edifícios no conjunto arquitetônico, urbanístico, paisagístico e histórico. É uma experiência para as futuras gerações”.  

As igrejas, equipamentos culturais, espaços urbanos, paisagens, arquitetura rural, museus e a iluminação pública são as principais categorias da obra, em que o autor relata as suas experiências, compartilha conhecimentos e informações históricas de Pirenópolis no período entre 1995 e 2015.

O arquiteto Silvio Cavalcante ressaltou que a publicação é um agradecimento a cidade de Pirenópolis, que o acolheu tão bem permitindo realizar um conjunto de intervenções e restaurações. “Barro, Madeira e Pedra, sintetiza a simplicidade, a originalidade da arquitetura colonial do Centro-Oeste Brasileiro, com destaque especial nos patrimônios de Pirenópolis. Essa publicação é um registro, um depoimento, um ato de amor por esta cidade tão especial”, enfatizou. 

A obra é resultado de uma parceria entre o Iphan, a Elysium Sociedade Cultural e a Construtora Biapó, e é dedicada pelo autor à Belmira Finageiv, primeira arquiteta do Iphan, por sua valiosa atuação na preservação do Patrimônio Cultural do Centro-Oeste brasileiro 

O secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Juventude de Pirenópolis, Carlos Alberto Pojo de Rego, agradeceu pela publicação que valoriza e evidencia os Patrimônios de Pirenópolis. “É com muita alegria que presenciamos o lançamento deste importante livro para a nossa cidade. Com toda certeza será fonte de pesquisa e de conhecimento sobre o nosso valoroso patrimônio”.

O lançamento do livro também contou com apresentação cultural com o trio Isabella Rovo, Vitor Batista e Mauro Cruz que animaram os presentes com canções que falavam de Pirenópolis.

 

Assessoria de Comunicação 
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)

comunicacao@iphan.gov.br
Fernanda Pereira – fernanda.pereira@iphan.gov.br
Clélia Lima -  clelia.lima@iphan.gov.br
Marianne Cardoso - marianne.cardoso@iphan.gov.br
(61) 2024-5513 - 2024-5533 - 98104-5949

(62) 3224-6402
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

 

 

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin