Local

  • Abertura - Theatro José de Alencar 

Um dos mais importantes símbolos culturais cearenses, o centenário e exuberante Theatro José de Alencar cederá seu palco para sediar a abertura do Seminário Desafios para o Fortalecimento da Salvaguarda do Patrimônio Cultural Brasileiro, que acontece no próximo dia 08 de novembro, em Fortaleza. Inaugurado em 17 de junho de 1910, o Theatro preserva a grafia original, sendo também uma homenagem a um dos maiores escritores do Ceará. O espaço tombado pelo Iphan em 1964, passou por reformas (1918, 1938, 1956 e 1974), sendo a mais importante feita em 1990/91.Referência artística e turística nacional, o Theatro José de Alencar desempenha importantes papéis na vida cultural cearense.

Na qualidade de Teatro-Monumento oferece não só a mais seleta programação cênica do Estado, mas, também, a mais ativa e diversificada pauta de atividades sócio-culturais e artísticas do eixo central de Fortaleza. Com a dinâmicapossibilitada pelo Centro de Artes Cênicas do Ceará (CENA) - unidade multifuncional anexa, o Theatro José de Alencar se afirma como espaço aglutinador de pesquisa, formação, produção e difusão artística, se transforma em palco de inclusão social e firma seu compromisso com o futuro.

Data: 08 de novembro de 2017
Horário:
18h
Endereço: R. Liberato Barroso, 525 - Centro, Fortaleza - CE

 

 

  • Seminário - Cineteatro São Luiz

O São Luiz é um espaço de grande valor simbólico, patrimonial e afetivo para a população cearense. Inaugurado em 1958 e restaurado em 2014 e definitivamente reaberto em 2015 pelo Governo do Estado, o São Luiz tornou-se capaz de abrigar espetáculos de todas as linguagens. Sendo um dos poucos Cinemas de rua ainda abertos no Brasil, o São Luiz oferece 1.050 lugares.

Erguido no local onde funcionara o Cine Polytheama, o São Luiz teve suas obras iniciadas em 1938, quando da demolição do cinema anterior. A inauguração, porém, só seria realizada 20 anos depois. O prédio em obras na Praça do Ferreira alimentava a ansiedade pelo início das atividades do São Luiz, a grande obra de Luiz Severiano Ribeiro, idealizador e construtor. 

Em 2011, o prédio do Cine São Luiz foi adquirido pelo Governo do Estado do Ceará, passando por restauração e modernização de seus equipamentos, sendo reinaugurado em 2014 e definitivamente reaberto em 2015, voltando à cena cultural como um cineteatro popular, acessível e de valorização da produção artística e cultural cearense e do Brasil.

Data: 09 a 11 de novembro de 2017
Horário: 8h30 às 18h 
Endereço: Rua Major Facundo, 500 - Centro, Fortaleza - CE

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin