Iphan - MG realiza pesquisa sobre o Ofício das Quitandeiras de Minas

A Superintendência do Iphan, em Minas Gerais, está realizando o levantamento e identificação das quitandeiras e seu ofício para subsidiar o pedido de registro desse bem cultural, feito pela Secretaria Municipal de Congonhas (MG). As interessadas devem preencher o Formulário de Informações Prévias sobre o Ofício das Quitandeiras de Minas Gerais, que reunirá o conhecimento necessário para o desenvolvimento do processo de registro. Para preencher o formulário, clique em https://goo.gl/forms/JImp7i8QmWjA5x8t1.

As mulheres quitandeiras produzem artesanalmente e vendem iguarias da culinária regional. Elas são consideradas uma referência cultural mineira e detentoras de saberes tradicionais, além de atuarem como mobilizadoras de práticas sociais ligadas à memória e identidade cultural do Estado. A culinária, que data do século XIV, permanece até os dias atuais, apresentando continuidade histórica e ressignificação. As quitandas, por sua vez, caracterizam-se pela pastelaria de produção caseira, a exemplo de bolos, broas, roscas, sequilhos, doces em geral.  As receitas - inerentes ao ambiente familiar e repletas de significados - são transmitidas de geração a geração, de forma oral. 

O termo “kitanda” significa tabuleiro e teve sua origem no quimbundo, língua falada no noroeste de Angola, na África, onde também denominava as feiras e mercados. No Brasil, deu nome aos pequenos estabelecimentos comerciais onde os produtos se encontram expostos para venda em tabuleiros. Argumenta-se que, em Minas Gerais, a palavra quitanda teria adquirido o seu significado atual, designando “tudo aquilo que é servido com café”. 

Em 2013, a Secretaria Municipal de Congonhas (MG) solicitou o registro e encaminhou, ao Iphan, 44 declarações de anuência de quitandeiras dos municípios de Ouro Preto, Piranga, Sabará, Ouro Branco, Entre Rio de Minas, Itabirito, Jeceaba, São Brás do Suaçuí, Barão de Cocais, Lagoa Dourada, São Gonçalo do Rio Abaixo, Conselheiro Lafaiete e Belo Vale.  
           
Mais informações para a imprensa
Superintendência do Iphan - MG
Vanilza Rodrigues – vanilza.rodrigues@iphan.gov.br
Rosangela Guimarães – rosangela.guimaraes@iphan.gov.br
Tel.: (31) 3222 - 2440
portal.iphan.gov.br/mg
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

 
Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin