Concluída primeira etapa de restauração da Matriz de Santo Antônio de Glaura, em Ouro Preto (MG)

A Igreja Matriz de Santo Antônio, localizada na Praça da Matriz no distrito de Glaura, em Ouro Preto (MG), teve a primeira parte da sua obra de restauração concluída no dia 30 de agosto. Iniciada em janeiro de 2019, foram realizados serviços emergenciais e essenciais à manutenção da igreja, viabilizados pelo Termo de Compromisso firmado entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Vale.

Com um valor de aproximadamente R$ 1,4 milhão, nessa primeira fase foram realizados serviços que incluem a revisão de todo o sistema de cobertura incluindo reforço estrutural, tratamento de trincas e rachaduras e sistema de proteção contra descargas atmosféricas, além de execução dos sistemas de drenagem superficial e profunda.

A segunda etapa, que está em fase preparatória, prevê a restauração completa do bem, incluindo estruturas arquitetônicas, elementos artísticos, instalações elétricas e sistema de prevenção e combate a incêndios, com previsão de novos investimentos estimados em cerca de R$ 3 milhões.

Matriz de Santo Antônio de Glaura

A Matriz de Santo Antônio de Glaura

A igreja teve sua construção iniciada em torno de 1751, substituindo uma antiga, de madeira, construída em torno de 1723 e situada em outro ponto do arraial. Presume-se que as obras foram concluídas em 1764, data gravada na peanha da cruz do frontispício. A igreja foi tombada pelo Iphan em 1962.

A conclusão da primeira etapa foi recebida com satisfação pela comunidade, que acompanhou cada etapa do projeto. A Igreja matriz foi interditada em 2016 devido ao risco de desabamento e desde então a comunidade do distrito ouro-pretano tem se mobilizado para ter de volta seu espaço de celebrações.

 

Mais informações para a imprensa

Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
André Brasil – andre.nogueira@iphan.gov.br
(31) 3222-2440

www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin