Ouro Preto, 40 anos como Patrimônio Mundial

Fundada nas encostas de um estreito e sinuoso vale delimitado por duas cadeias de montanhas na região das Minas Gerais, Ouro Preto comemora no próximo dia 05 de setembro 40 anos do título de Patrimônio Mundial. A antiga Villa Rica é também uma das primeiras cidades tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan, em 1938.

Primeiro bem cultural brasileiro inscrito na Lista do Patrimônio Mundial da Unesco, a antiga Vila Rica foi reconhecida por sua excepcionalidade e originalidade. Nascente da riqueza das jazidas das Minas Gerais, a cidade foi capital da província e recebeu de Dom Pedro I o título de Cidade Imperial. Berço de grandes artistas responsáveis pelas mais significativas obras do barroco brasileiro, que hoje compõe essencialmente sua arquitetura característica, foi também o cenário do movimento pela independência do Brasil, a Inconfidência Mineira.

Passados 40 anos, Ouro Preto honra seu título de Patrimônio Mundial a todo tempo, proporcionando a seus visitantes inúmeras descobertas e vivências. Na fala da presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Larissa Peixoto, “Ouro Preto traz consigo significativas raízes do Brasil”.

Para manter a unicidade da riqueza dos elementos que compõe a ambiência de Ouro Preto, são necessários cuidado e proteção constante de suas edificações e localidades públicas, pela comunidade, setor público e privado. O Iphan direciona especial atenção às ações de preservação na cidade, como, por exemplo, na restauração da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias, obra hoje em andamento.

O turismo cultural encontra recanto nas íngremes ruas ouro-pretanas. Seja pela riqueza na historicidade nacional revelada por suas edificações oficiais ou em objetos dentro de museus, seja pela mineiridade latente de espaços tradicionais ou pela arte barroca de suas edificações em cada detalhe, inúmeras pessoas visitam a cidade mineira, fazendo dela um dos polos turísticos do estado. Neste dia 03 de setembro o Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio visitou a cidade juntamente à Superintendente do Iphan em Minas Gerais, Débora Nascimento.

Mais informações para a imprensa

Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
André Brasil – andre.nogueira@iphan.gov.br
(31) 3222-2440

www.iphan.gov.br

www.instagram.com/IphanGovBr | www.facebook.com/IphanGovBr
     www.twitter.com/IphanGovBr | www.youtube.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin