Patrimônio Ferroviário

Patrimônio Ferroviário em Minas Gerais

A Superintendência do Iphan em Minas Gerais disponibiliza em seu banco de dados informações sobre os Bens Ferroviários em Minas Gerais existentes no estado. Você pode fazer a busca pelo nome do bem ferroviário e/ou pelo nome do município.

As dificuldades e os desafios para implantar estradas de ferro no Brasil eram muitos. Procurando atrair investidores, o governo implantou um sistema de concessões, que se tornou característico da política de infraestrutura do período imperial. Entre o final do século XIX e início do século XX, os recursos, sobretudo dos britânicos, alavancaram a construção de linhas férreas.

A primeira ferrovia a pôr os trilhos no Estado mineiro foi a E. F. D. Pedro II (depois, Central do Brasil), inaugurando a Estação de Chiador, com a presença de Sua Majestade D. Pedro II, em 27 de junho de 1869, no ramal de Três Rios (RJ) a Porto Novo (MG) – então na bitola de 1,60m.

A segunda ferrovia em Minas foi a E. F. Leopoldina, que inaugurou em outubro de 1874 as Estações de Antônio Carlos (hoje Fernando Lobo), Pântano e Conceição (depois Macabu e, hoje, Volta Grande), sendo que neste mesmo ano já haviam sido inaugurados o trecho de Recreio a Vista Alegre e o ramal de Leopoldina (daí o nome da Ferrovia).

A seguir, a então E. F. D. Pedro II veio a inaugurar a Estação de Serraria, no km 212, em 28/9/1874, na linha do Centro.

Locomotiva no Museu Ferroviário, parte da Estação ferroviária de São João del Rei - MG.A terceira ferrovia foi a E. F. Oeste de Minas, em 1872. A quarta foi a E. F. Bahia e Minas, em 1882; a quinta, a E. F. Minas e Rio (1884); a sexta ferrovia a “entrar” em Minas foi a E. F. Mogiana (1886), em Poços de Caldas; a sétima, a Viação Férrea Sapucaí, em 1891; a oitava veio a ser a E. F. Muzambinho, em 1892; e, depois, a E. F. Três-Pontana, em 1895. Em seguida, veio a E. F. Goiás, em 1907 (em Formiga); a E. F Vitória a Minas, em 1907; a Machadense, em 1910; a E. F. São Paulo-Minas, em 1910; a E. F. Piranga, inaugurada em 1911, em Santos Dumont (MG), que não chegou a Piranga (MG), terminando sua linha em Mercês (MG); e a E. F. Paracatu, em março de 1912. A Viação Férrea Leste Brasileiro, de Salvador (BA), iria chegar no norte de Minas só em 1951.

A Lei nº 11.483, de 31 de maio de 2007, atribuiu ao Iphan a responsabilidade de receber e administrar os bens móveis e imóveis de valor artístico, histórico e cultural, oriundos da extinta Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA), bem como zelar pela sua guarda e manutenção. Desde então o Instituto avalia, dentre todo o espólio oriundo da extinta RFFSA, quais são os bens detentores de valor histórico, artístico e cultural.

O patrimônio ferroviário oriundo da RFFSA engloba bens imóveis e móveis, incluindo desde edificações - como estações, armazéns, rotundas, terrenos e trechos de linha, até material rodante, como locomotivas, vagões, carros de passageiros, maquinário, além de bens móveis, como mobiliários, relógios, sinos, telégrafos e acervos documentais. Segundo inventário da Rede, são mais de 52 mil bens imóveis e 15 mil bens móveis, classificados como de valor histórico pelo Programa de Preservação do Patrimônio Histórico Ferroviário (Preserfe), desenvolvido pelo Ministério dos Transportes, instituição até então responsável pela gestão da RFFSA.

Patrimônio Ferroviário em Minas Gerais

  • MG_FER_SJdR_1981
    São João del-Rei - 1981
  • MG_FER_Prados1981
    Prados 1991
  • MG_FER_53_ultimo_trem_em_Pitanguy_12_06_1964_Maquinista_Jose_Bernar
    Último trem em Pitangui MG
  • MG_FER_Estacao_de_Itapecerica_1913
    Estação de Itapecerica - 1913
  • MG_FER_Carro_da_Profilaxia_em_Itapecerica
    Carro da Profilaxia em Itapecerica.
  • MG_FER_Lavras11
    Lavras MG
  • MG_FER_Ibituruna81
    Estação Ibituruna
  • MG_FER_Belo_Horizonte_Escritorio_central
    Escritório Central em Belo Horizonte
  • MG_FER_Estacao_ferroviaria_Sao_Joao_2
    Estação Ferroviária de São João del-Rei
  • MG_FER_Estacao_ferroviaria_Sao_Joao
    Estação Ferroviária de São João del-Rei
  • MG_FER_Estaca_Ferroviaria_de_Sao_Joao_del_Rei
    Estação Ferroviária de São João del-Rei
  • MG_FER_Cataguases_01
    Estação Cataguases.
  • MG_FER_Estacao_de_Tiradentes
    Estação de Tiradentes
  • MG_FER_Estacao_de_Bom_Sucesso
    Estação Ferroviária Bom Sucesso
  • MG_FER_Estacao_de_Antonio_Carlos_1975
    Estação de Antônio Carlos - 1975
  • MG_FER_Estacao_Chagas_Doria_12_Out_82
    Estação Chagas Dória - Outubro de 1982
  • MG_FER_Estacao_Bom_Sucesso_02
    Estação Chagas Dória
  • MG_FER_Estacao_01
    Patrimônio Ferroviário em Minas Gerais.
  • MG_FER_Cataguases_03
    Estação Cataguases
  • MG_FER_nazareno80
    Estação Ferroviária de Nazareno
  • MG_FER_Estacao_Tiradentes_1979
    Estação de Tiradentes
  • MG_FER_Estacao_Pitangui_02
    Estação Pitangui
  • MG_FER_Estacao_Ibituruna_09
    Estação Ibituruna
  • MG_FER_Estacao_Ibituruna_01
    Estação Ibituruna
  • MG_FER_Uberaba_Estacao_de_Peiropolis
    Estação Peirópolis.
  • MG_FER_Seritinga
    Estação Seritinga.
  • MG_FER_SaoVicentedeMinas
    Estação São Vicente de Minas.
  • MG_FER_Guaranesia
    Estação Ferroviária Guaranésia
  • MG_FER_Guanhaes_Barao_de_Guaicuhy
    Estação Ferroviária Guaicuí.
  • MG_FER_Formiga_Estacao_Timbore
    Estação Ferroviária Timboré
  • MG_FER_Formiga_Estacao_de_Bugios
    Estação Ferroviária Búgios
  • MG_FER_Formiga
    Estação Ferroviária de Formiga
  • MG_FER_Claudio_Estacao_Fer_de_Claudio
    Estação Ferroviária de Cláudio.
  • MG_FER_Curvelo
    Estação Ferroviária de Curvelo.
  • MG_FER_Caparao_Estacao_Fer_Caparao
    Estação Caparaó
  • MG_FER_Candeias_Antiga_Estacao_Ferroviaria_de_Candeias
    Estação Ferroviária de Candeias
  • MG_FER_Brumadinho_Estacao_Fer_Marinhos
    Estação de Marinhos.
  • MG_FER_Belmiro_Braga_Sobragi
    Estação Sobragi em Belmiro Braga (MG)
  • MG_FER_Antonio_Prado_de_Minas
    Estação Antônio Prado de Minas
  • MG_FER_Barbacena
    Estação de Barbacena.
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