MERCOSUL traça estratégias para Patrimônio e Turismo e implementação do Projeto Itinerários

Integrantes do Comitê Técnico sobre Patrimônio e Cultura.Os Comitês Técnicos da área de Patrimônio Cultural do MERCOSUL estiveram reunidos entre os dias 12 e 15 de maio, em Foz do Iguaçu, no Paraná, para discutir as relações entre patrimônio e turismo, bem como a instalação da Coordenação Internacional do Projeto Itinerários Culturais das Missões Jesuítas Guaranis, Moxos e Chiquitos. 

No encontro, as delegações da Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai integrantes do Comitê Técnico sobre Patrimônio e Turismo apresentaram importantes considerações para a promoção do Patrimônio Cultural, como: Conceitos e boas práticas na relação entre patrimônio e turismo; Princípios e estratégias para fomentar o turismo cultural nos países do MERCOSUL; Linhas de ação de caráter regional, além de Projetos-piloto sobre Sistema de Certificação de Destinos Patrimoniais no MERCOSUL e Financiamento no âmbito da política de cooperação internacional do MERCOSUL.

Por outro lado, foi realizada a Instalação da Coordenação internacional do projeto Itinerários Culturais das Missões Jesuítas Guaranis, Moxos e Chiquito, ocasião em que foram discutidas as estratégias para a implementação do Projeto Itinerários, as formas regimentais de funcionamento da coordenação internacional e as programações para o período de implantação do projeto, onde os representantes da Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai sinalizaram suas expectativas no desenvolvimento dos trabalhos, favorecendo o debate e a troca de informações sobre o tema. 

XI Reunião da Comissão de Patrimônio Cultural do MERCOSUL 
A Reunião da Comissão de Patrimônio cultural do MERCOSUL acontece em presidências temporárias que se revezam a cada seis meses entre os países membros plenos do bloco. Nesse semestre, a presidência protempore pertence ao Brasil. Com isso, o país fica responsável por empreender ações que favoreçam o esforço de convergência e de integração regional.

A questão da cultura é vista como uma variável que pode favorecer o diálogo e os esforços de integração. Nesse contexto, em cada temática da política pública voltada para integração regional, cabe a uma organização empreender e responder pelos esforços daquela presidência protempore nas áreas de sua competência institucional.

As reuniões desse semestre no campo do patrimônio e museus são, respectivamente, de responsabilidade do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).
O objetivo da presidência protempore brasileira no campo do patrimônio é consolidar a sistemática relacionada ao reconhecimento de bens culturais declarados como o patrimônio cultural do MERCOSUL.
O foco central pretendido pela Presidência protempore do Brasil 2015 (PPTB’15) na XI Reunião da CPC é a conclusão dos procedimentos de reconhecimento do primeiro bem cultural como Patrimônio Cultural do MERCOSUL: a Ponte Internacional Barão de Mauá, localizada na fronteira do Brasil com o Uruguai.

Para tanto, estão previstas para o dia 30 de maio de 2015, em Jaguarão, RS, a cerimônia de reconhecimento desse patrimônio, com a entrega oficial do Certificado de Patrimônio Cultural do MERCOSUL às autoridades brasileiras e uruguaias presentes, o lançamento do dossiê da Ponte Internacional Barão da Mauá, iniciando a série de publicações da CPC, entre outras ações. O desafio é encontrar as formas de viabilização que gerem diálogo, coesão e desenvolvimento regional a partir do patrimônio.

Agenda das próximas atividades no âmbito da PPTB’15:

Reunião do Comitê Técnico AD HOC para avaliação da Candidatura das Missões Jesuíticas: 
Data:
25 de maio de 2015.
Local: Porto Alegre, RS.
Participantes: Chile, Colômbia e Equador.

Reunião do Comitê Técnico AD HOC para avaliação da Candidatura da Pajada: 
Data:
26 de maio de 2015.
Local: Porto Alegre, RS.
Participantes: Bolívia, Paraguai e Colômbia

XI Reunião da Comissão de Patrimônio Cultural do Mercosul - XI CPC:
Data:
27 a 30 de maio de 2015.
Local: Jaguarão, RS.
Participantes: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai, Suriname e Venezuela.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin