Praça Rio Branco é revitalizada no centro histórico de João Pessoa

Aqueles momentos agradáveis, quando os amigos se reúnem e as crianças brincam com segurança, estão de volta na Praça Rio branco, no centro histórico de João pessoa, na Paraíba. No próximo dia 18 de agosto, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) reinaugura a praça totalmente revitalizada. A festa será às 17h. O trabalho foi feito com recursos do Iphan na ordem de R$ 400 mil, em parceria com a Prefeitura de João Pessoa, e é uma das ações prevista no Acordo de Preservação do Patrimônio Cultural – APPC. A Praça Rio Branco, constituída originalmente como Largo entre os séculos XVI e XVII, fica entre as ruas Visconde de Pelotas e Duque de Caxias, na parte alta do conjunto tombado. É um espaço de grande valor histórico e ambiental, considerado um marco para a história da cidade.

A superintendente do Iphan-PB, Eliane Freire, conta que a praça estava em avançado processo de degradação. A partir da intervenção, “a praça retorna ao seu conceito original, como local de forte apelo contemplativo e de centro de vivência. Suas características anteriores de pólo sócio-cultural estão sendo reintegradas e reincorporadas à vida cotidiana da cidade”, conclui. O projeto de revitalização e reordenamento urbano da Praça Rio Branco foi desenvolvido pela Coordenadoria do Patrimônio Cultural, da Prefeitura Municipal de João Pessoa. Eliane Freire conta ainda que o Iphan também abrirá, no mesmo dia, a exposição Praça Barão do Rio Branco – Memórias levando ao público a história do espaço público, desde seu surgimento, registrando as várias feições e intervenções pelas quais passou, incluindo os prédios históricos, acontecimentos marcantes e outras memórias. Também estarão em exposição, vestígios e artefatos arqueológicos encontrados durante a realização das obras. A exposição ficará aberta de 18 de agosto a 16 de setembro, de segunda à sexta de 9h às 12h e das 14h às 17h30, na Casa do Erário, que fica na própria Praça Rio Branco.

A intervenção na Praça Rio Branco
O novo ordenamento da Praça Rio Branco busca fazer referência ao antigo largo com o objetivo de recuperar a leitura espacial com a regularização de calçadas e pavimentos, do tratamento paisagístico, eliminação do tráfego e de estacionamento de veículos na área interna. A readequação dos serviços públicos de infra-estrutura e rede elétrica permite a valorização do acervo arquitetônico no entorno e melhora as condições como espaço urbano socializado. O projeto prevê, ainda, o resgate de suas configurações com áreas exclusivas para a circulação de pedestres, instalação de postes ornamentais, bancos de madeira que devolvem à praça os espaços internos aprazíveis em meio ao casario histórico. Além disso, estão sendo adotadas as normas para acessibilidade e implantação de sinalização turística. Espaços amplos também foram criados para apoiar atividades culturais, artísticas, ações de educação patrimonial e apresentações de grupos da cultura popular. Desta forma, a Praça Rio Branco volta a se impor como ponto polarizador de caminhos e trajetos no cenário cultural e turístico do centro da cidade. As obras começaram em dezembro de 2009.

0O espaço nobre do centro de João Pessoa já foi conhecido como Largo da Antiga Cadeia, Largo do Erário e Largo da Intendência. Foi uma área de grande importância e valorização para a cidade durante o período de Colônia e Império, funcionando como centro administrativo e sede da capitania da Parahyba. Entre outros prédio, abrigou Casa dos Governadores, o Erário Público, a Casa de Câmara e Cadeia, o Açougue, havendo inclusive referências a um Pelourinho. A partir de 1918, quando recebeu ajardinamento, passou chamar-se Praça Rio Branco. Já no século XX, o espaço ampliou a sua relação de vivência com a cidade, fortalecendo o seu caráter de lazer integrado à vida cotidiana. A Praça Rio Branco é um exemplo dessas áreas que ainda conserva o traçado urbano original.

Atualmente, a Casa 30 no antigo Largo do Erário, um bem cultural tombado pelo Iphan, é a sede da Casa do Patrimônio em João Pessoa. No local são realizadas atividades culturais em ações articuladas entre o Iphan-PB e a Coordenadoria do Patrimônio Cultural da Prefeitura de João Pessoa. Entre os projetos da Casa do Patrimônio está sendo desenvolvido o Programa de Educação Patrimonial João Pessoa, Minha Cidade, que tem como prioridade a implantação da educação patrimonial de forma transversal na matriz curricular da rede municipal.

Mais Informações:
Assessoria de Comunicação Iphan 
Adélia Soares – adelia.soares@iphan.gov.br
Mécia Menescal – mecia.menescal@iphan.gov.br
(61) 2024-5449 / 2024-5459

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin