Mostra interativa que apresenta Patrimônio Imaterial Brasileiro chega a Brasília

Patrimônio Imaterial Brasileiro - A celebração viva da cultura dos povos.

Brasília recebe até 27 de março a exposição Patrimônio Imaterial Brasileiro – A Celebração Viva da Cultura dos Povos, na CAIXA Cultural. A mostra gratuita e livre para todos os públicos apresenta os 38 bens culturais do País catalogados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), sendo cinco deles declarados Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO. 

A abertura da exposição contou com a participação do secretário-executivo do Ministério da Cultura, João Brant, que foi representando o ministro da Cultura, Juca Ferreira, e com a presença da presidenta do Iphan, Jurema Machado, que falou sobre a importância da exposição.

“O tema Patrimônio Imaterial, mesmo presente no cotidiano de todos os brasileiros, é muito mal compreendido como política pública. O que eles são, qual a sua origem, sua trajetória, suas perspectivas. A exposição traz essa circulação da compreensão e valorização, que são complementares à política.”

Por meio de recursos audiovisuais e interatividade, em ambientes recriados e textos didáticos, o público poderá conhecer e vivenciar os bens culturais brasileiros divididos em quatro categorias - Saberes, Lugares, Celebrações e Formas de Expressão.  

A mostra, que já passou por Rio de Janeiro, Fortaleza, Salvador, Recife e São Paulo, chegou a Brasília ampliada. A primeira exposição abriu com 30 bens culturais declarados patrimônio imaterial. Atualmente são 38. Isso porque o Iphan ampliou o Registro de bens culturais do país, tornando a exposição dinâmica e viva, enriquecendo ainda mais o conteúdo do acervo. 

Fazem parte da mostra, os bens imateriais registrados no Brasil em âmbito nacional: o Ofício dos Mestres de Capoeira e a Roda de Capoeira. Regionalmente, o Teatro de Bonecos do Nordeste, o Cassimiro Coco, no Maranhão e Ceará; João Redondo e Calunga, do Rio Grande do Norte; Babau, da Paraíba; e Mamulengo, de Pernambuco.  Do Amapá, a Arte Kusiwa - pintura corporal e arte gráfica Wajãpi. Do Amazonas, a Cachoeira de Iauaretê – lugar sagrado dos povos indígenas dos rios Uaupés e Papuri – e o Sistema Agrícola Tradicional do Rio Negro. Da Bahia, o Ofício das Baianas de Acarajé, o Samba de Roda do Recôncavo Baiano e a Festa do Senhor Bom Jesus do Bonfim. Do Espírito Santo, o Ofício das Paneleiras de Goiabeiras. 

De Goiás, a Festa do Divino Espírito Santo de Pirenópolis. Junto com Tocantins, Goiás compartilha os patrimônios Rtixòkò - expressão artística e cosmológica do Povo Karajá – e os Saberes e Práticas Associados aos Modos de Fazer Bonecas Karajá. Do Maranhão, o Complexo Cultural do Bumba-meu-Boi do Maranhão e o Tambor de Crioula do Maranhão. Minas Gerais contribui para o patrimônio imaterial com o Modo Artesanal de Fazer Queijo de Minas nas regiões do Serro e serras da Canastra e do Salitre, o Toque dos Sinos e o Ofício dos Sineiros. Minas Gerais divide com São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, o Jongo do Sudeste.  

Mato Grosso e Mato Grosso do Sul têm registrado como bem cultural o Modo de Fazer Viola-de-Cocho. E, somente, o Mato Grosso registra o Ritual Yaokwa do Povo Indígena EnaweneNawe. No Pará, fazem parte do patrimônio o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, as Festividades de São Sebastião na Região do Marajó, o Carimbó e o Modo de fazer Cuias no Baixo Amazonas. No Paraná e São Paulo, compartilham o Fandango Caiçara. Em Pernambuco, a Feira de Caruaru, o Frevo, o Maracatu Nação, o Maracatu de Baque Solto e o Cavalo Marinho. No Piauí, a Cajuína. No Rio Grande do Norte, a Festa de Sant'Ana de Caicó. 

O Rio de Janeiro também marca presença com a Festa do Divino Espírito Santo de Paraty e as Matrizes do Samba no Rio de Janeiro - partido alto, samba de terreiro e samba-enredo. Sergipe tem o Modo de Fazer Renda Irlandesa. E o Rio Grande do Sul completa a lista com a Tava, lugar de referência para o povo Guarani. 

O Samba de Roda do Recôncavo Baiano, a Arte Kusiwa - pintura corporal e arte gráfica Wajãpi, Frevo, Círio de Nossa Senhora de Nazaré e a Roda de Capoeira são os bens reconhecidos como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. 

A mostra foi idealizada pela relações públicas Fernanda Pereira, o produtor cultural Luiz Prado e a pesquisadora e escritora Mirna Brasil Portella e tem curadoria de Luciano Figueiredo. 

O que é Patrimônio Imaterial Cultural 
Durante 15 anos, o Iphan tem registrado patrimônios imateriais brasileiros. O conceito estabelecido pelos artigos 215 e 216 da Constituição Federal de 1988, é composto de bens de natureza material e imaterial, incluídos aí os modos de criar, fazer e viver dos grupos formadores da sociedade brasileira. Os bens culturais de natureza imaterial dizem respeito àquelas práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas e nos lugares, tais como mercados, feiras e santuários que abrigam práticas culturais coletivas. 

A definição se alinha à Convenção da UNESCO para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, ratificada pelo Brasil em 1° de março de 2006, e define como patrimônio imaterial "as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas - junto com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados - que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural".

Serviço:
Exposição Patrimônio Imaterial - A Celebração Viva da Cultura dos Povos
Abertura para convidados:
 26 de janeiro de 2016, às 19h
Visitação: De 27 de janeiro a 27 de março de 2016, de terça a domingo, das 9h às 21h
Local: CAIXA Cultural Brasília – Galeria Principal 
Endereço: SBS, Quadra 4, Lotes 3/4 - Asa Sul, Brasília – DF
Telefone: (61) 3206-9448
Entrada Franca
Classificação indicativa: Livre para todos os públicos

Informações para a imprensa: 
Assessoria de Imprensa:  Agenda KB Comunicação 
Contato: Luiz Alberto Osório
e-mailluiz.alberto@agendakb.com.br
Telefones: (61) 3344-0143 / (61) 8116-4833

Patrimônio Imaterial Brasileiro – A Celebração Viva da Cultura dos Povos (fotos: Nubia Selen)

  • NAC_Eventos_Exposicao_PIB_05
    Ao todo, são 38 bens culturais brasileiros em exibição.
  • NAC_Eventos_Exposicao_PIB_10
    O público pode conhecer e vivenciar os bens culturais brasileiros por meio de um ambiente interativo.
  • NAC_Eventos_Exposicao_PIB_09
    O Fandango Caiçara se configura por um conjunto de práticas, entre eles estão a música e a dança.
  • NAC_Eventos_Exposicao_PIB_02
    A exposição contou a presença da presidenta do Iphan, Jurema Machado.
  • NAC_Eventos_Exposicao_PIB_01
    A abertura da exposição contou com a participação do secretário-executivo do Ministério da Cultura, João Brant, e demais autoridades vinculados ao MinC.
  • NAC_Eventos_Exposicao_PIB_07
    Grupo de Bumba meu boi do Maranhão se apresentou na abertura da mostra.
  • NAC_Eventos_Exposicao_PIB_03
  • NAC_Eventos_Exposicao_PIB_04
    A mostra Patrimônio Imaterial Brasileiro – A Celebração Viva da Cultura dos Povos, na CAIXA Cultural, é gratuita e livre para todos os públicos.
  • NAC_Eventos_Exposicao_PIB_06
    Elementos das festividades do Círio de Nazaré também recontam a importância da procissão para os paraenses.
  • NAC_Eventos_Exposicao_PIB_08
    Mostra exibe artefatos indígenas utilizados no Ritual Yaokwa do povo Enawene Nawe.
  • NAC_Eventos_Exposicao_PIB_11
    Para enriquecer o conteúdo do acervo, a mostra conta também com recursos audiovisuais.
Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin