Gestão do Parque da Serra da Capivara e museus são destaque em encontros no Iphan

Reunião da presidente do Iphan, Kátia Bogéa, diretor do Depam, Andrey Schlee, coordenador Roberto Stanchi, o presidente do ICMBio, Rômulo Mello, e seu assessor Pedro EymardPatrimônio Mundial pela UNESCO desde 1991, o Parque Nacional da Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato (PI), foi um dos temas discutidos no encontro entre a presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa, e o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Rômulo Mello, nesta segunda-feira, 1º de agosto, na sede do Instituto em Brasília (DF). Com o objetivo de fortalecer a preservação do local em todas as suas dimensões, será elaborado um instrumento de gestão compartilhada entre a Fundação do Homem Americano, ICMBio, Iphan e Governo do Estado do Piauí. 

“O Parque Nacional Serra da Capivara e seu entorno possui a maior concentração de sítios arqueológicos conhecida no Brasil e é um patrimônio nacional e mundial, que demanda ações permanentes de salvaguarda, conservação e proteção, principalmente dos sítios do entorno do Parque, que se encontram sob ameaça direta de destruição”, afirmou Kátia Bogéa.

Reunião da presidente do Iphan, Kátia Bogéa, o presidente do Ibram, Marcelo Mattos, seu chefe de gabinete, Marcos Mantoan, o diretor do PAC Cidades Históricas, Robson de Almeida, e servidoras do Depam

Participaram do encontro também o diretor do Departamento de Patrimônio Material do Iphan, Andrey Schlee, e o coordenador Nacional de Licenciamento Ambiental, Roberto Stanchi, e o assessor do presidente do ICMBio, Pedro Eymard.

No mesmo dia, a presidente do Iphan se reuniu com o presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Marcelo Mattos Araújo, e seu chefe de gabinete, Marcos Mantoan, acompanhada pelo diretor do PAC Cidades Históricas, Robson de Almeida, e as servidoras do Departamento de Patrimônio Material (Depam) Carolina Di Lello e Ana Cláudia Magalhães, para pactuar ações conjuntas para os próximos anos entre as duas pastas. Entre os temas tratados estiveram obras de restauro e requalificação de museus dentro do PAC Cidades Históricas, bens móveis, acervos tombados entre outros. 

 

O Parque 
Criado em 1979 para preservar vestígios arqueológicos da mais remota presença do homem na América do Sul, o Parque Nacional da Serra da Capivara teve sua demarcação concluída em 1990. Subordinado ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), o Parque está no sudeste do Estado do Piauí, a 530 quilômetros da capital, Teresina, tem uma área de aproximadamente 130 mil hectares,  ocupando parte dos municípios de São Raimundo Nonato, São João do Piauí, Canto do Buriti, Brejo do Piauí e Coronel José Dias. 

O Parque foi criado para a segurança dos sítios arqueológicos que representam o testemunho da antiguidade da presença humana na América do Sul. As análises e datações dos vestígios encontrados no local confirmam a antiguidade da presença humana no continente americano e a importância desse patrimônio. As descobertas realizadas no Sítio arqueológico Boqueirão da Pedra Furada, por exemplo, levantaram a hipótese de que o homem poderia ter vivido aí há 60 mil anos.

 

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
Fernanda Pereira - fernanda.pereira@iphan.gov.br
Adélia Soares – adelia.soares@iphan.gov.br
Mécia Menescal - mecia.menescal@iphan.gov.br
Ananda Figueiredo – ananda.figueiredo@iphan.gov.br
Iris Santos – iris.santos@iphan.gov.br
(61) 2024-5531 / 2024-5512 /  2024-5513 
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin