Sítio arqueológico no Piauí recebe visita com foco em educação patrimonial

Ação de educação patrimonial no Sítio Arqueológico Toca do Salitre (PI)Conhecido pela grande quantidade de pinturas rupestres existentes no abrigo sob rocha, sendo tido por muitos como um dos mais bonitos do município de São Raimundo Nonato, no Piauí, o Sítio Arqueológico Toca do Salitre, situado no Povoado Serra Nova, foi objeto de educação patrimonial realizada junto à comunidade local.

Durante visita de monitoramento ao Sítio, técnicos do escritório do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em São Raimundo Nonato (Iphan-PI) conversaram com moradores e crianças das imediações e realizaram esclarecimentos sobre a importância histórica e antropológica do ambiente. Deste encontro, surgiu o projeto pioneiro de educação patrimonial, tendo início com a visita guiada ao espaço, situado em área que corresponde ao Corredor Ecológico entre os Parques Nacionais Serra da Capivara e Serra das Confusões. 

Ação de educação patrimonial no Sítio Arqueológico Toca do Salitre (PI)As quatro crianças da comunidade receberam informações sobre a relevância e riqueza do local, sendo ressaltado pelo Iphan a responsabilidade e o ato de cidadania que é garantir a proteção deste sítio arqueológico por se tratar de vestígios que contribuem para a compreensão da história da humanidade. No ano de 2015 foi noticiada a retirada ilegal de madeira no caminho que dá acesso ao sítio. Na ocasião também foi observada a recorrência de atos de vandalismo no local, e a necessidade de um monitoramento permanente juntamente com ações de educação patrimonial junto à comunidade. 

Na visita, as crianças fizeram suas interpretações para as imagens observadas no suporte rochoso além de demonstrarem a sua reprovação aos atos de vandalismo. Os técnicos do Iphan emprestaram o equipamento fotográfico para as crianças, que registraram seu olhar sobre as pinturas rupestres.

Com as fotografias reveladas, o Iphan retornou à comunidade para entregar o registro feito pelas crianças, o que resultou no envolvimento de um maior número de pessoas da região, que são os principais agentes para a preservação deste sítio arqueológico. As fotos se mostraram também de grande importância para alguns membros das famílias, principalmente para os mais idosos, que tiveram a oportunidade de relembrar de momentos vividos no local, assim como para aqueles que nunca visitaram o sítio arqueológico.

O escritório técnico do Iphan-PI dará sequência ao trabalho de educação patrimonial junto à comunidade, realizando novas visitas guiadas ao sítio arqueológico. 

Ação de educação patrimonial no Sítio Arqueológico Toca do Salitre (PI)Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Fernanda Pereira – fernanda.pereira@iphan.gov.br 
Mecia Menescal - mecia.menescal@iphan.gov.br
(61) 2024-5512- 2024-5504 - 2024-5511

(61) 99381-7543
www.iphan.gov.br 
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr 
www.youtube.com/IphanGovBr | www.instagram.com/IphanGovBr 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin