Iphan recebe nova diretora geral do Crespial

Reunião entre DiretoresReforçar as parcerias multinacionais e traçar novos planos conjuntos de atuação foram alguns dos assuntos tratados durante reunião entre a presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa, e a nova diretora-geral do Centro Regional para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da América Latina (Crespial), Adriana Molano.

O encontro realizado na sede do Iphan em Brasília, nesta segunda-feira, 30 de janeiro, contou também com a participação dos diretores do Departamento do Patrimônio Imaterial (DPI) e de Articulação e Fomento (DAF), Hermano Queiroz e Marcelo Brito, respectivamente, além dos assessores Fernanda Pereira, Rafael Volochen e da técnica do Instituto, Ivana Cavalcante.

Kátia Bogéa e Adriana Molano discutiram sobre os desafios para a preservação, valorização do Patrimônio Cultural Imaterial latino-americano, e sobre como a parceria pode contribuir para a promoção dos bens culturais da Região. Uma das propostas é realizar uma exposição com dupla curadoria que apresente a riqueza patrimonial dos 15 países participantes do Centro Regional: Brasil, Peru, Chile, Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Venezuela, Equador, Colômbia, México, Guatemala, El Salvador, Costa Rica e Cuba, no âmbito da celebração dos 80 Anos do Iphan.

Diretores e Presidente do Iphan

O Iphan, cujo Departamento do Patrimônio Imaterial (DPI) é o núcleo focal no Brasil, é uma das instituições mais antigas da América Latina a tratar da temática, completando em 2017 80 anos de atuação. O Brasil possui uma boa expertise na aplicação da Convenção de Salvaguarda, uma vez que o Decreto 3551 de 2000 é anterior a ela, sendo fonte de inspiração para o documento da Unesco, afirma Kátia Bogéa. Desde então, o Brasil possui 40 bens registrados como patrimônio Cultural brasileiro e seis bens considerados Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

As dirigentes também trataram do acordo de Cooperação com o Crespial, por meio do Centro Lúcio Costa (CLC) e do DPI, para a realização de atividades conjuntas, entre elas o Curso de formação em gestão do patrimônio cultural imaterial, destinado a todos os países que compõem o CLC e o Crespial, e que terá sua segunda edição em 2017, o projeto Guarany, já em curso, e outras temáticas relevantes ao campo do PCI.

 

 

Diretora do CrespialAdriana Molano Arenas

A antropóloga colombiana assumiu em 02 de janeiro as funções da Direção-Geral do CRESPIAL para o período 2017-2020.

Com especialização em Políticas Culturais e Gestão de Artes, Adriana Molano possui experiência no desenvolvimento e implementação de políticas públicas participativas sobre questões culturais.No nível internacional, Molano foi coordenadora do grupo de patrimônio cultural imaterial do Patrimônio do Ministério da Cultura colombiano de 2008 a 2015. Também desenvolveu consultoria para a Unesco, sendo ainda especialista da estratégia global para o fortalecimento capacidades nacionais para a salvaguarda do patrimônio cultural imaterial na América Latina e no Caribe.

 

 

 

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Fernanda Pereira – fernanda.pereira@iphan.gov.br 
Mecia Menescal - mecia.menescal@iphan.gov.br
(61) 2024-5512- 2024-5504 - 2024-5511

(61) 99381-7543
www.iphan.gov.br 
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr 
www.youtube.com/IphanGovBr | www.instagram.com/IphanGovBr 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin