Artigos artesanais para casa é tema de exposição do CNFCP

As Bonecas artesanaisJá dizia Carlos Drummond de Andrade. “Casa com vida é aquela que a gente arruma para ficar com a cara da gente”. E neste contexto, a Sala do Artista Popular abre a exposição Interiores, oferecendo aos visitantes a oportunidade de arrumar a casa com coisas que são confeccionadas artesanalmente neste país continental.

A mostra do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (CNFCP-Iphan), reúne a rica e diversa produção artesanal de centros que se distinguiram material e simbolicamente pelo domínio de matérias-primas, de tecnologias, pela habilidade e criatividade de mestres e artesãos na confecção de peças de mobiliário, de cama e mesa, entre outros, objetos utilitários e decorativos.

Em cada objeto entrelaçam-se os usos dos recursos disponíveis numa região, mas, sobretudo, o saber-fazer compartilhado por famílias, grupos e coletividades, práticas que resistiram às transformações sociais e econômicas. Muitos dos trabalhos expostos e disponíveis para venda vêm de centros de produção artesanal que foram reconhecidos como referências culturais, que marcam a diversidade de modos de viver em um país plural.

 

Saiba mais sobre algumas das peças disponíveis:

De centros de produção oleira, o figurado do Vale do Jequitinhonha (MG) e Maragogipinho (BA) traz suas peças majestosas de proporções avantajadas que se distinguem pela delicadeza de ornamentos florais.

Os desenhos bordados da louça do povoado de Poxica, em Itabaianinha (SE), e a louça de Cascavel (CE), e o despojamento da cerâmica de Barra (BA), de onde se destaca também as esculturas em barro. Há também esculturas em madeira de Juazeiro do Norte (CE); as Bonecas de pano de Esperança (PB); colchas, mantas e tapetes tecidos de Poço Verde, (SE).

Do Vale do Jequitinhonha, no município de Chapada do Norte, a produção de bancos e cadeiras. Os artigos de cama e mesa em renda filé de Marechal Deodoro (AL), o trançado do capim dourado de Jalapão (TO), e a cestaria de Novo Airão (AM) são outras peças da exposição.

 

Serviço: 
Exposição: Interiores
Horários:
 De terça a sexta, das 11 às 18 horas. Sábados, domingos e feriados, das 15 às 18 horas
Local: Sala do Artista Popular – CNFCP/Iphan  
Endereço: Rua do Catete, 179 (metrô do Catete) - Rio de Janeiro, RJ
Informações: (21) 3826-4434/ difusao.folclore@iphan.gov.br/ www.cnfcp.gov.br /Facebook: cnfcp/ Instagram: museudefolclore
Realização: Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular /Iphan / Ministério da Cultura

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Fernanda Pereira – fernanda.pereira@iphan.gov.br 
Mecia Menescal - mecia.menescal@iphan.gov.br
(61) 2024-5512- 2024-5504 - 2024-5511

(61) 99381-7543

Exposição de Artigos Artesanais no CNFCP (RJ)

  • RJ_Eventos_Exposição
    Esculturas em madeira de Juazeiro do Norte (CE);
  • RJ_Eventos_Exposição
    Escultura em barro
  • RJ_Eventos_Exposicao
    Rede de tecido e renda
  • RJ_Eventos_Exposicao
    As Bonecas artesanais
  • RJ_Eventos_Exposicao
    O trançado do capim dourado de Jalapão (TO)
Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin